República do Níger
Brasil e Níger estabeleceram relações diplomáticas em 24 de outubro de 1975. A Embaixada do Brasil em Cotonou (Benim) é responsável, cumulativamente, pela representação diplomática junto ao governo nigerino. Por sua vez, a embaixada nigerina em Washington, Estados Unidos da América, é responsável, cumulativamente, pela representação diplomática do Níger junto ao governo brasileiro.
As relações bilaterais ganharam maior dinamismo após as visitas ao Brasil do presidente Mahmadou Issofou, para participar da Conferência Rio+20 (2012), e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Mohamed Bazoum (2013), durante a qual foi assinado o primeiro acordo bilateral, estabelecendo mecanismo de consultas políticas.
No âmbito da cooperação técnica, Brasil e Níger são parceiros em ações de intercâmbio na área de alimentação escolar, com participação do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, sediado em Brasília.
A participação do mercado brasileiro no Níger, em 2024, foi composta por produtos químicos e da agropecuária, como sais e peroxossais (32%), chocolate (15%), carnes de aves (12%), milho (11%), produtos da indústria de transformação (7,2%), e outros produtos comestíveis (22,8%). Já os produtos de origem nigerina adquiridos pelo Brasil foram: engrenagens (70%), equipamentos para distribuição de energia elétrica (17%), maquinas têxteis (6,7%) e ferramentas para uso manual (5,4%).
Cronologia das relações bilaterais
2013 - Visita ao Brasil da Ministra da Educação Mariama Ehaj Ibrahim e do Ministro da Agricultura Solomon Owens, por ocasião do Fórum Global de Nutrição Infantil (maio). Encontro entre os Chanceleres Antonio Patriota e Mohamed Bazoum, à margem do Fórum de Oslo (junho). Visita a Brasília do Chanceler Mohamed Bazoum (agosto)
2012 - Visita ao Brasil do Presidente Mahmadou Issoufou, por ocasião da Conferência Rio+20 (junho)
2010 - Visita ao Brasil da Ministra nigerina da População, de Promoção da Mulher e da Proteção das Crianças Sanady Techimaden Hadattan (dezembro)
1975 - Estabelecimento de relações diplomáticas em 24 de outubro