República do Malawi

Brasil e Malawi mantêm relações diplomáticas desde 1964. O relacionamento bilateral ganhou impulso após a visita do presidente Bingu Wa Mutharika ao Brasil, em 2009. Os dois países mantêm, desde 2017, mecanismo de consultas políticas.
A embaixada residente do Malawi em Brasília foi aberta em 2010, e a do Brasil em Lilongue em 2013. A embaixada do Brasil foi fechada em 2022, e, com isso, a embaixada em Lusaca (Zâmbia) passou a responder, cumulativamente, pelas relações Brasil-Malawi.
A cooperação bilateral mantém-se intensa e envolve diálogo e intercâmbio sobre políticas públicas em matéria de HIV/Aids e agricultura, especialmente na cultura do algodão, a exemplo dos projetos de fortalecimento do setor algodoeiro nas bacias do Baixo Shire e Zambeze e da iniciativa pelo melhoramento genético sustentável do algodão.
Em 2024, as exportações brasileiras alcançaram US$ 2 milhões no comércio bilateral, e as importações US$ 10,8 milhões. Os produtos brasileiros exportados são constituídos, sobretudo, por carnes de aves frescas, refrigeradas ou congeladas (66%), máquinas agrícolas (7,6%) e bombas para líquidos, elevadores de líquidos e suas partes (7%). Já as importações são desperdícios de tabaco (12%) e tabaco, descaulificado ou desnervado (88%). (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Cronologia das relações bilaterais
2022 – Encerramento das atividades da embaixada do Brasil em Lilongue.
2017 - Visita do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, ao Malawi. Assinatura de Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismo de Consultas Políticas.
2013 - Abertura da embaixada do Brasil em Lilongue.
2010 - Abertura da embaixada do Malawi em Brasília.
2009 - Visita oficial ao Brasil do presidente Bingu Wa Mutharika, quando foi assinado Acordo de Cooperação Técnica bilateral.
1964 - Estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais, no momento da independência do Malawi (6 de julho).