República de Maurício

As relações diplomáticas entre o Brasil e a República de Maurício foram estabelecidas em 1974. A embaixada do Brasil em Pretória (África do Sul) é cumulativamente responsável por representar o Brasil junto ao governo de Maurício, e a Embaixada de Maurício em Washington (Estados Unidos da América) representa seu país junto ao governo brasileiro.
Dois dos principais temas do diálogo bilateral entre o Brasil e a República de Maurício são a cooperação técnica no setor açucareiro e o intercâmbio voltado à produção de etanol.
Maurício é membro observador da CPLP desde julho de 2006. No campo multilateral, o país tem apoiado candidaturas brasileiras.
Em 2024, as exportações para Maurício alcançaram US$ 59,6 milhões, e as importações, US$ 2,2 milhões. As exportações brasileiras incluem açúcares e melaços (45%), algodão em bruto (19%) e despojos comestíveis de carnes, preparados ou preservados (8,2%). Já as importações são constituídas por artigos manufaturados diversos (55%), roupas (28%) e instrumentos e aparelhos para usos medicinais, cirúrgicos, dentários ou veterinários (8,6%). (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Cronologia das relações bilaterais
2013 - Visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a Maurício.
2012 - Visita do vice-primeiro-ministro de Maurício ao Brasil.
2011 - Visita do ministro de Integração Social e Empoderamento Econômico de Maurício ao Brasil.
1974 - Brasil e Maurício estabelecem relações diplomáticas