República da Sérvia

O governo brasileiro reconhece a Sérvia como sucessora legal da extinta República Socialista Federativa da Iugoslávia, bem como da igualmente extinta união entre as Repúblicas da Sérvia e Montenegro, que vigorou entre 2003-2006.
Historicamente, o Brasil manteve relações amigáveis com a antiga Iugoslávia e esse legado de proximidade ainda hoje influencia o relacionamento com a Sérvia. A diplomacia sérvia recorda com satisfação a participação do Brasil como observador no Movimento Não-Alinhado e enxerga nos BRICS uma nova encarnação dos ideais que inspiraram o MNA.
Atualmente, as relações bilaterais fundamentam-se no fato de o Brasil haver mantido aberta sua Embaixada em Belgrado durante os bombardeios da OTAN em 1999; a posição de princípio em favor da integridade territorial da Sérvia, nos termos da Resolução 1244/99 do CSNU; a atuação brasileira em fora multilaterais contrária ao ingresso do Kosovo, que o País não reconhece como nação soberana.
Os contatos de alto nível entre os dois países foram intensos na primeira década do século XXI, quando o chanceler Vuk Jeremic realizou cinco visitas ao Brasil: realizou visita de trabalho em 2008; participou do Fórum Econômico Mundial para América Latina, em 2009; do III Fórum da Aliança de Civilizações, em 2010; novamente do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em 2011; e, por fim, visitou Brasília em 20 de abril de 2012. Em todas as ocasiões, reuniu-se com seu homólogo brasileiro. Vale mencionar que, em contrapartida, o então Ministro da Defesa do Brasil, Embaixador Celso Amorim, visitou Belgrado em 2010.
Vale mencionar a ida ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros Ivica Dacic, por ocasião da posse presidencial, em 2018. Já em 2023, o então presidente do Parlamento da Sérvia, Vladimir Orlic, participou da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As reuniões de consultas políticas bilaterais, realizadas anualmente, tem se caracterizado por diálogo franco e construtivo. Em razão da pandemia, o mecanismo passou por hiato entre os anos de 2020-2022, havendo sido retomado em 2023, por meio de reunião virtual.
Segundo dados do MDIC, o intercâmbio bilateral somou USD 88,4 milhões em 2024, sendo US$ 43,6 milhões de exportações e US$ 44,8 milhões de importações). As exportações concentraram-se em carne bovina (37%), café (29%), máquinas não-elétricas (7,6%). A pauta de importações concentra-se em tubos, canos e mangueiras (20%), autopeças (13%), pneus (9,1%).
Nos últimos 5 anos foram vendidos àquele país 3 jatos da Embraer, modelo Legacy 600 – um deles é usado pela Presidência da República sérvia e, os outros dois, por empresa privada de taxi aéreo. Desde 2024, a companhia aérea nacional, a Air Serbia, incorporou a sua frota 2 aeronaves Embraer E195 alugadas, com intenção de expandir sua frota com ao menos 10 outros aviões da empresa brasileira.
A privatização da estatal farmacêutica sérvia Galenika pela empresa brasileira EMS, em 2017, representa o primeiro grande investimento brasileiro no país. O negócio insere-se na estratégia de expansão internacional da fabricante de medicamentos genéricos brasileira EMS em novos mercados na Europa e particularmente no Sudeste Europeu. Não há registro de investimentos sérvios no Brasil de porte.
Em junho de 2023, foi inaugurada a primeira Câmara de Comércio Brasil-Sérvia como uma associação empresarial independente, não-governamental e sem fins lucrativos. A CCBS tem como objetivo central a promoção do comércio bilateral e dos investimentos diretos entre os dois países.
Brasil e Sérvia também tem sondado o potencial de cooperação em campos variados como defesa, esporte e cultura, além de diálogo parlamentar e entre academias diplomáticas.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Sérvia
2024 – Encontro entre a Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, à margem de reunião do Mercosul (Assunção, 26 de junho)
2023 Reunião de consultas políticas bilaterais (videoconferência)
Participação do Presidente do Parlamento da Sérvia, Vladimir Orlic, na posse presidencial (Brasília, 1º de janeiro)
2019 Reunião de Consultas Políticas bilaterais em Brasília
Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Dačić, por ocasião da posse do presidente Jair Bolsonaro
2018 Reunião de Consultas Políticas bilaterais em Belgrado
2013 Entrada em vigor do acordo sobre dispensa de vistos de turista e de negócios entre os dois países
2012 Participação do Presidente Tomislav Nikolic e do chanceler sérvio na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Encontro com o chanceler Antônio Patriota
Visita do chanceler sérvio a Brasília
2010 Visita do Ministro da Defesa brasileiro a Belgrado, onde se encontra com o Presidente da Sérvia e visita seu homólogo e várias instituições militares
Visita do ministro Celso Amorim a Belgrado, onde mantém encontros bilaterais com seu homólogo e com o Presidente da Sérvia, o Primeiro-Ministro e os Ministros da Defesa e do Interior
Visita a Brasília do Ministro do Interior da Sérvia
Participação do chanceler sérvio na Conferência da Aliança das Civilizações, no Rio de Janeiro
Visita a Brasília do Ministro da Agricultura da Sérvia
2009 Encontro entre os chanceleres do Brasil e da Sérvia no Rio de Janeiro, à margem do Fórum Econômico Mundial sobre a América Latina
Visita a Brasília de enviado de alto nível do chanceler sérvio para encontros no Ministério das Relações Exteriores
2008 Reunião de Consultas Políticas bilaterais em Brasília
Encontro entre os chanceleres do Brasil e da Sérvia à margem da 62ª Assembleia Geral das Nações Unidas
Visita oficial ao Brasil do chanceler sérvio
2007 Reunião de Consultas Políticas bilaterais em Belgrado
2005 Reunião de Consultas Políticas bilaterais em Brasília
2003 Os Primeiros-Ministros da Sérvia e Montenegro visitam São Paulo para participar do 22° Congresso da Internacional Socialista, onde se avistam com o Presidente brasileiro
Visita ao Brasil do chanceler da então Sérvia e Montenegro, acompanhado de missão empresarial
O Primeiro-Ministro da Sérvia comparece à posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1938 Estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e o Reino da Iugoslávia