República da Moldova
As relações bilaterais entre Brasil e a República de Moldova foram estabelecidas em 1993. A agenda política e econômica é incipiente, com intercâmbio bilateral pouco elevado. Moldova, de modo geral, tem apoiado as candidaturas brasileiras a organismos internacionais.
Em visita a Chisinau, o embaixador do Brasil em Kiev - representante não-residente do País junto à Moldova –, em fevereiro de 2021, as autoridades locais demonstraram interesse em receber missão comercial exploratória do Brasil. No plano político, na mesma ocasião, o embaixador do Brasil sugeriu a institucionalização de reuniões regulares de consultas políticas.
Em novo deslocamento do embaixador brasileiro a Chisinau, em setembro de 2022, foi assinado Memorando de Entendimentos sobre consultas políticas. Tendo em vista mudanças de governo tanto no Brasil quanto em Moldova, não foi ainda possível o agendamento da primeira reunião do mecanismo bilateral. Mais recentemente, em 2 de dezembro de 2024, o novo embaixador não-residente visitou Chisinau, ocasião em que apresentou suas cartas credenciais à Presidente Maia Sandu.
O comércio bilateral apresenta significativas variações anuais. As exportações do Brasil atingiram pico de US$ 56,5 milhões em 2014, mas reduziram-se a parcos USD 900 mil em 2015. Os principais produtos de exportação brasileiros são carnes (90%), máquinas e equipamentos (5%), e tabaco (2%). Em 2010, Moldova efetuou a compra de uma aeronave E190-LR diretamente da Embraer. Somado a aeronaves compradas de outras companhias aéreas (ou em sistema de “leasing”), a Air Moldova dispõe hoje de três aviões desse tipo em sua frota.
As importações do Brasil de Moldova tiveram seu pico em 2010, quando atingiram US$ 41,3 milhões. O intercâmbio somou, em 2024, apenas USD 5,7 milhões, ano em que o Brasil acumulou déficit de USD 3,9 milhões. As exportações concentraram-se em tabaco (30%), amendoins (25%) e máquinas não elétricas (21%). As importações ficaram por conta, sobretudo, de artigos de plástico (60%), equipamento para distribuição de energia elétrica (11%) e bebidas alcoólicas (5%).
De acordo com dados do Ministério do Interior de Moldova, cerca de 20 brasileiros residem naquele país legalmente. Não há registro de demandas de serviços consulares junto ao setor consular da embaixada em Kyiv por nacionais residente naquele país. Pela facilidade logística e proximidade, é possível que eventuais demandas estejam sendo encaminhadas à Embaixada do Brasil em Bucareste.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Moldova
1993 - Estabelecimento de relações diplomáticas (11/8)
2012 - Realização do I Festival de Cinema Brasileiro na Moldova (7-12/11)
2013 - Assinatura do Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração para Portadores de Passaporte Comum
2022 - Entrada em vigor do Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração
2022 - Assinatura de Memorando de entendimento para o estabelecimento de reuniões de consultas políticas