República da Guatemala

Brasil e Guatemala têm, respectivamente, as maiores populações e economias da América do Sul e Central. A concertação entre os dois países contribui também para o diálogo regional, no âmbito de organizações com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e o Sistema da Integração Centro-Americana (SICA), do qual o Brasil é país observador.
A ativação do Mecanismo de Consultas Políticas Bilaterais, cuja primeira reunião ocorreu em maio de 2018, na Cidade da Guatemala, representou sinal da disposição mútua em aprofundar o diálogo bilateral. A segunda reunião do mecanismo, realizada em Brasília, em maio de 2024, teve como temas centrais cooperação técnica e humanitária, promoção dos direitos dos povos indígenas, mudanças climáticas, transição energética e assuntos migratórios.
A área de cooperação é uma das principais vertentes do relacionamento bilateral e está amparada por acordo assinado em 1976. O programa de cooperação técnica conta com projetos nas áreas de manejo de incêndios florestais, repartição dos benefícios do uso da biodiversidade, bem como a temas ligados à agricultura e saúde.
A corrente de comércio bilateral atingiu o maior valor da série histórica em 2024, com fluxo de US$ 673,9 milhões. As exportações brasileiras estão concentradas em produtos agrícolas, especialmente o milho, e da indústria da transformação, como automóveis e máquinas agrícolas. Do lado guatemalteco, predominam as exportações de diferentes produtos da indústria da transformação.
Cronologia das Relações Bilaterais
2024 – O presidente Lula se reuniu com o presidente Bernardo Arévalo à margem da abertura da 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU
2024 – II Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Guatemala, em Brasília
2024 – O vice-presidente Geraldo Alckmin compareceu à cerimônia de posse do presidente Bernardo Arévalo
2023 – O ministro Mauro Vieira reuniu-se com o chanceler Mario Búcaro, à margem da posse presidencial brasileira
2021 – O ministro Carlos Alberto França encontrou-se com o chanceler Pedro Brolo, à margem da Assembleia Geral da ONU
2020 – O governo brasileiro doou à Guatemala, por meio da ABC, US$ 25 mil, em caráter de cooperação humanitária, no contexto dos danos causados pelo furacão Eta.
2020 – Visita à Guatemala do ministro Ernesto Araújo à Guatemala
2018 – O presidente Michel Temer visita a Guatemala por ocasião da XXVI Cúpula Ibero-Americana e mantém encontro com o presidente Jimmy Morales
2018 – I Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas, na Cidade da Guatemala
2016 – III Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Guatemala
2014 – Visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros da Guatemala, Luis Fernando Carrera Castro
2013 – A Guatemala anuncia a adoção do padrão nipo-brasileiro de TV digital (ISDB-T)
2013 – Visita ao Brasil do chanceler Luis Fernando Carrera Castro
2008 – Visita ao Brasil do presidente Álvaro Colom
2005 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Guatemala, a primeira de um mandatário brasileiro ao país, no âmbito da II Cúpula Brasil-SICA
1953 – A Legação é elevada à categoria de Embaixada.
1937– Criação da Legação do Brasil na América Central, com sede na Cidade da Guatemala.
1906 – Criação da Legação do Brasil em Havana, responsável cumulativamente por Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.