República da Bulgária

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Bulgária, em 5 de maio de 1909. As relações diplomáticas com aquele país foram estabelecidas por decreto de 12 de julho de 1934, por meio do qual a missão diplomática do Brasil, com sede em Bucareste (Romênia), passou a ser exercida cumulativamente com a Bulgária. O Ministro Plenipotenciário do Brasil na Romênia, Hildebrando Pompeu Pinto Accioly, apresentou credenciais como representante não-residente do Brasil em Sofia, em 17 de novembro de 1934.
O Brasil e a Bulgária suspenderam, embora não tenham rompido oficialmente, as relações diplomáticas durante a II Guerra Mundial, por estarem em lados opostos do conflito.
Entre 1956 e 1961, Brasil e Bulgária iniciaram negociações para restaurar as relações diplomáticas. Em 1961, os dois países lograram acordo, por troca de notas, por meio do qual Brasil e Bulgária se comprometeram com a abertura de legações. No mesmo ano, foi aberta uma legação búlgara no Rio de Janeiro, tendo o Ministro Plenipotenciário da Bulgária, Yordan Stefanov, apresentado suas credenciais em 15 de junho de 1962. O Governo brasileiro designou Armando Braga Ruy Barbosa como primeiro Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário residente em Sófia, em 1963. Em 1974, as legações do Brasil e da Bulgária foram elevadas ao status de Embaixada.
Em julho de 2000, a Chanceler búlgara Nadezhda Mikhailova visitou o Brasil, em périplo sul-americano que teve como objetivo ampliar o escopo da política exterior búlgara. Em janeiro de 2005, foi organizada viagem ao Brasil do Presidente Georgi Parvanov (2002-2012), a primeira visita oficial ao País de um presidente búlgaro. Na ocasião, reinaugurou-se a Representação Comercial da Bulgária em São Paulo, repartição que sucedeu o Consulado naquela cidade, fechado em 1997.
Em 2011, o Primeiro-Ministro Boyko Borissov veio ao Brasil para a posse da Presidente Dilma Rousseff, na primeira visita ao País de um Chefe de Governo da Bulgária – a iniciativa ganhou impulso em razão da origem búlgara da autoridade brasileira. No mesmo ano, o chanceler brasileiro Antonio Patriota visitou oficialmente a capital búlgara e, em outubro de 2011, a Bulgária recebeu a Presidente Dilma Rousseff, primeira Chefe de Estado a visitar o país.
A mais recente visita ao Brasil, em nível presidencial, foi a do Presidente Rosen Plevneliev, entre 1º e 3 de fevereiro de 2016.
O excelente nível do diálogo político resultou na conclusão de acordos de cooperação com a Bulgária em diversas áreas, como cooperação econômica, cultural, esportiva, entre outros.
Brasil e Bulgária têm, ainda, longa tradição de apoio mútuo em fóruns internacionais, tanto no que diz respeito a candidaturas quanto a temas da agenda multilateral.
Duas importantes iniciativas de política externa aproximam Brasil e Bulgária: a cooperação na Antártica, que se estende por mais de 30 anos, com o navio polar búlgaro empreendendo escalas técnicas em portos brasileiros; e a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, proposta conjunta de Brasil, Argentina e Uruguai na Comissão Internacional da Baleia, que conta com o apoio da Bulgária. Em ambas iniciativas, Brasil e Bulgária cerraram fileiras na preservação ambiental e na promoção de pesquisas em áreas importantes como clima, geologia, biologia marinha, medicina e atmosfera.
Em 2024, o comércio bilateral atingiu USD 561,2 milhões (+40,9% de variação em relação a 2023). As exportações somaram USD 466,2 milhões (+47,6%) e as importações, USD 95 milhões (+15,3%), resultando, portanto, em superávit brasileiro de USD 371,2 milhões. Os principais produtos exportados foram minérios de cobre (86%) e açúcar (6,2%).
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Bulgária
2019 – Encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária, Ekaterina Zaharieva, em Varsóvia, à margem da Conferência Ministerial para a Promoção de um Futuro de Paz e Segurança no Oriente Médio.
2016 – Visita ao Brasil do Presidente Rosen Plevneliev
Entrada em vigor do Acordo sobre Cooperação Econômica entre o Brasil e a Bulgária
2012 - Visita ao Brasil do Presidente búlgaro Rosen Plevneliev, por ocasião da Rio+20
2011 – Visita à Bulgária da Presidente Dilma Roussef
Visita à Bulgária do Ministro das Relações Exteriores
2010 – Visita à Bulgária do Ministro das Relações Exteriores.
Primeiro-Ministro Boyko Borissov visita o Brasil para cerimônia de posse da Presidente
2005 – Visita ao Brasil do Presidente Georgi Parvanov
2000 – Visita ao Brasil da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Nadejda Mikhailova
1979 – Delegação chefiada por Mitko Grigorov, Vice-Presidente do Conselho de Estado búlgaro, comparece à posse do Presidente João Figueiredo
1974 – Elevação da Legação brasileira em Sófia à categoria de Embaixada
1961 - Reestabelecimento de relações diplomáticas e criação da Legação do Brasil em Sófia
1943 - As relações diplomáticas são suspensas durante a 2ª Guerra Mundial
1934 – Criação da primeira legação diplomática brasileira, não-residente, junto à Bulgária (residente em Bucareste, Romênia)
1909 – Brasil reconhece a independência da Bulgária