República da Armênia

Brasil e Armênia estabeleceram relações diplomáticas em 1992. A Embaixada do Brasil em Ierevan foi aberta em 2006. A Armênia designou em 2010 seu primeiro Embaixador em Brasília. Desde então, observa-se maior aproximação entre os dois países, com destaque para a troca de apoios na esfera multilateral e incremento do número de visitas. As relações bilaterais têm seu principal esteio na grande comunidade armênia residente no país – estimada em 40 mil pessoas, 25 mil das quais no Estado de São Paulo.
A adoção de regime de isenção de vistos para viagens curtas de turismo e negócios, em novembro de 2015, foi importante contribuição para estimular os intercâmbios entre os dois povos, sendo notório o incremento do número de turistas brasileiros na Armênia desde então. O Acordo de Consultas Políticas, assinado durante a visita do ex-presidente Serzh Sargsyan ao Brasil, em 2016, estabelece a moldura institucional para a sistematização do diálogo de alto nível. Na mesma ocasião foi assinado Acordo Básico de Cooperação Técnica e o Acordo de Cooperação Educacional e Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Armênia. Até o momento, tiveram lugar três reuniões de consultas políticas: a primeira durante a visita do Vice-Ministro Ashot Hovakimian a Brasília, em abril de 2012; a segunda durante a visita da então SGAP-I, Embaixadora Vera Barrouin Machado, a Ierevan, em março de 2013; e a terceira durante visita do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador Paruyr Hovhannisyan a Brasília, em fevereiro de 2024.
Em 2017, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, realizou visita oficial à Armênia em 17 de novembro. Tratou-se da primeira visita oficial de um Chanceler brasileiro a esse país. Em Ierevan, o Ministro Aloysio Nunes foi recebido pelo presidente da República Armênia, Serzh Sargsyan, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Edward Nalbandian. Na ocasião foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Armênia sobre Cooperação em Comércio e Investimentos. Em termos de reuniões bilaterais recentes, houve, em 24 de março de 2023, visita à Brasília do então vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador Vahe Gevorgyan.
Em 2023, as exportações brasileiras para a Armênia chegaram a US$ 24,4 milhões. As vendas armenas para o Brasil alcançaram US$ 190 mil. O superávit brasileiro, por sua vez, passa de 24 milhões de dólares. Alguns dos principais produtos exportados pelo Brasil à Armênia (2023) são: açúcares e melaços (48%); tabaco (16%) e carne suína fresca, refrigerada ou congelada (6,7%). Em 223, o Brasil importou da Armênia roupas femininas (39%); e roupas masculinas (36%).
A Embaixada em Ierevan também tem promovido a cultura brasileira na Armênia por meio da promoção de concertos, exposições de fotografias e de artes plásticas e mostras de cinema. O Brasil e Armênia são co-produtores de curta metragem dedicado à vida de Santos Dumont, intitulado "The Wild Bird from Brazil".
Cronologia das relações bilaterais
2024 - Visita do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador Paruyr Hovhannisyan a Brasília, em fevereiro de 2024, ocasião em que foi realizada a terceira reunião de Consultas Políticas.
2023 - Visita do então vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador Vahe Gevorgyan a Brasília em março de 2023.
2017 – Visita do ministro Aloysio Nunes Ferreira à Armênia (Ierevan, 17 de novembro) Tratou-se da primeira visita oficial de um chanceler brasileiro a esse país.
2016 – O presidente da Armênia, Serzh Sargsyan, realiza visita oficial ao Brasil e é recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer. O presidente Sarsgyan participa, também em Brasília, de cerimônia de lançamento da construção da Embaixada da Armênia, com a presença do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e do ministro dos Negócios Estrangeiros da Armênia, Edward Nalbandian (12 de agosto)
2013 – O presidente da Assembleia Nacional da Armênia, deputado Hovik Abrahamyan, acompanhado por onze parlamentares, visita São Paulo e Brasília. A delegação é recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, ocasião em que é assinado Memorando de Intenções para futura cooperação entre os Poderes Legislativos
2013 – Visita a Ierevan da subsecretária-geral para Assuntos Multilaterais e Europeus, embaixadora Vera Machado. Além de buscar apoio à candidatura do embaixador Roberto Azevedo ao cargo diretor-geral da OMC, participa da segunda reunião de Consultas Políticas e profere palestra na Academia Diplomática
2012 – Visita a Brasília do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Ashot Hovakimian, para participar da I Conferência de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto (OGP) e reunir-se com o secretário-geral das Relações Exteriores e com o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, ocasião em que foi realizada e primeira reunião de consultas polítcas.
2011 – Delegação armênia chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Edward Nalbandian, comparece à cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff e mantém encontro com o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (2 de janeiro)
2010 – Armênia designa seu primeiro embaixador no Brasil
2006 – Abertura da Embaixada do Brasil em Ierevan
2002 – Visita do presidente Robert Kotcharyan a Brasília
2001 – Visita do chanceler Vartan Oskanian a São Paulo e Brasília
1998 – Visita do vice-chanceler Armen Baibourdian a Brasília
1998 – Abertura do Consulado-Geral da Armênia em São Paulo
1992 – Visita ao Brasil do presidente Levon Ter-Petrosyan, tanto para realizar visita oficial a Brasília como para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
1992 – Brasil e Armênia estabelecem relações diplomáticas
1991 – Raffi Hovhannissian, ministro dos Negócios Estrangeiros da recém-independente República da Armênia, realiza visita de trabalho ao Brasil