República da Albânia

Brasil e Albânia estabeleceram relações diplomáticas em 1961. No mesmo ano, os dois países assinaram Acordo de Comércio e Pagamentos, que entrou em vigor em 1963.
Em 1985, o Governo brasileiro concedeu agrément ao primeiro Embaixador não-residente da Albânia no Brasil, baseado em Buenos Aires. No mesmo ano, o Embaixador do Brasil em Roma tornou-se cumulativamente responsável por representar o país junto à Albânia.
Em setembro de 2008, houve o primeiro encontro de chefes de governo, à margem da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Em 2009, a Albânia transferiu para Brasília a missão em Buenos Aires, sua única representação na América do Sul. No ano seguinte, em 2010, o Brasil reciprocou o gesto e inaugurou embaixada residente em Tirana. O Brasil permanece o único governo do continente americano com representação diplomática residente na Albânia, além dos Estados Unidos da América.
Em outubro de 2011, o então Chanceler e Vice-Primeiro-Ministro da Albânia, Edmond Haxhinasto, visitou o Brasil, reunindo-se com o Vice-Presidente da República e com o Ministro das Relações Exteriores. Na ocasião, foram assinados acordos bilaterais sobre consultas políticas, cooperação econômica, regime de vistos e cooperação entre as academias diplomáticas.
Em março de 2012, durante visita a Tirana do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi assinado acordo bilateral sobre cooperação agrícola.
No âmbito cultural, a presença brasileira reforçou-se com a promoção do cinema brasileiro; com a publicação das duas primeiras obras brasileiras em albanês ("Raízes do Brasil", de Sergio Buarque de Holanda, e "História Concisa do Brasil", de Boris Fausto); e a divulgação de artistas brasileiros contemporâneos pela Embaixada do Brasil.
A corrente de comércio Brasil-Albânia alcançou US$ 106,4 milhões em 2024 (+2,2% em relação a 2023), sendo US$ 100,6 milhões (+0,16%) correspondentes a exportações brasileiras. Os principais produtos exportados são carnes (suína, bovina e de aves), café e açúcar.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Albânia
2015 - Participação, em Brasília, do Ministro dos Transportes e Infraestrutura albanês na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito
Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Albânia, Ditmir Bushati
2012 - Visita a Tirana do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho
2011 - Visita oficial ao Brasil do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Edmond Haxhinasto
2010 - Primeiro Embaixador do Brasil residente em Tirana, Rudá Gonzales Seferin, apresenta cartas credenciais
Primeira Embaixadora da Albânia residente em Brasília, Tatjana Gojnaj, apresenta cartas credenciais
2009 - Instalação da Embaixada albanesa em Brasília
2008 - Encontro entre o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Albânia, Lulzim Basha, em Nova York, à margem da 63ª Sessão da Assembleia Geral da ONU
Encontro entre o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Primeiro-Ministro Sali Berisha, em Pequim, à margem das Olimpíadas de Verão daquele ano.
2000 - Visita oficial ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Albânia, Paskal Milo
1985 - A Embaixada do Brasil em Roma torna-se cumulativamente responsável pela representação do Brasil junto à Albânia
Solicitado agrément para o primeiro Embaixador da Albânia no Brasil, residente em Buenos Aires
1963 - Entrada em vigor do Acordo de Comércio e Pagamentos
1961 - Estabelecimento de relações diplomáticas e assinatura do Acordo de Comércio e Pagamentos