Principado de Liechtenstein

Brasil e o Principado de Liechtenstein mantêm relacionamento cordial. O diálogo político se realiza sobretudo por intermédio das embaixadas do Brasil em Berna e da Suíça em Brasília, que representam respectivamente os interesses brasileiros e os do principado. O consulado-geral do Brasil em Zurique é responsável por atender às demandas consulares originárias de Liechtenstein. A repartição consular estima haver em torno de 100 brasileiros vivendo atualmente no país.
A Associação Casa Brasil, fundada em 2012 com a finalidade promover e divulgar as artes brasileiras, desenvolve atividades regulares no Principado. Oferece aulas semanais em língua portuguesa a crianças de diversas faixas etárias, com conteúdo de arte, folclore, música e história do Brasil.
O intercâmbio comercial bilateral, de cerca de US$ 22 milhões em 2024, deverá ganhar impulso com o acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA – grupo integrado por Liechtenstein, Suíça, Islândia e Noruega), que deverá ampliar o acesso de produtos e serviços brasileiros aos mercados dos países membros da associação.
Na esfera multilateral, além de integrar os diversos organismos do Sistema ONU, Liechtenstein é membro fundador da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e faz parte do Conselho da Europa desde 1978. A participação do país nesses fóruns tem como objetivos principais a proteção e a promoção dos direitos humanos, do estado de direito e do direito internacional.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Liechtenstein
2017 – Início das negociações do Acordo de Livre-Comércio Mercosul-EFTA
2016 – Adoção do documento de base para as negociações de livre-comércio Mercosul-EFTA
2012 – Fundação da Casa Brasil em Vaduz
2000 – Mercosul e EFTA (Associação Europeia de Livre-Comércio, integrada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) lançam mecanismo de diálogo econômico entre os dois blocos
1948 – Entendimento sobre dispensa de visto para turistas