Montenegro

A União Estatal da Sérvia e do Montenegro foi criada em 2003, por meio de acordo bilateral com duração prevista de três anos. Em 2006, Montenegro exerceu seu o direito à independência, proclamada formalmente em 3 de junho. O Brasil reconheceu a independência de Montenegro e estabeleceu relações diplomáticas com Podgorica, sua capital, naquele mesmo ano.
A representação diplomática do Brasil em Montenegro, cumulativa com a embaixada em Belgrado (Sérvia), foi criada por decreto do presidente da República em 10 de julho de 2007. O primeiro embaixador de Montenegro no Brasil, residente em Buenos Aires, apresentou suas credenciais em junho de 2014.
As relações bilaterais são modestas, reflexo da assimetria econômica e da prioridade conferida por Montenegro ao entorno europeu. Brasil e Montenegro mantêm boas relações políticas, e o governo montenegrino declara querer desenvolver mais os laços com o Brasil. Acordo bilateral de isenção de vistos de curto prazo vigora desde 2016. Em 2022, foi firmado memorando de entendimento sobre Consultas Políticas.
A população brasileira residente em Montenegro é reduzida, não havendo consulados ou consulados honorários brasileiros no território montenegrino.
O comércio bilateral atingiu USD 27,4 milhões em 2024 (+5,8% de variação em relação a 2023). Os principais produtos exportados foram café não torrado (72%) e carnes de aves (15%). Os principais produtos importados foram instrumentos de medição, verificação, análise e controle (90%).
Cronologia das relações bilaterais
2016 – Acordos sobre isenção de vistos de curta duração para nacionais da República Federativa do Brasil e de Montenegro e sobre Isenção de Visto para Portadores de Passaportes Diplomáticos e Oficiais
2014 – Abertura da embaixada de Montenegro em Buenos Aires, cumulativamente responsável pelo Brasil. Apresentação de credenciais do primeiro embaixador de Montenegro no Brasil
2007 – Embaixada do Brasil em Belgrado (Sérvia) passa a ser cumulativamente responsável por representar o país junto a Montenegro
2006 – Reconhecimento da independência do Montenegro pelo Brasil. Estabelecimento de relações diplomáticas
2003 – Visita ao Brasil dos primeiros-ministros da Sérvia e Montenegro, Zoran Zivkovic e Milo Djukanovic
2003 – Visita ao Brasil do chanceler da então Sérvia e Montenegro, Goran Svilanovic, acompanhado de missão empresarial