Granada

Brasil e Granada estabeleceram relações diplomáticas em 1976. Em 2008, foi aberta embaixada brasileira residente em Saint George's e, em 2010, o primeiro-ministro de Granada participou da Cúpula Brasil-CARICOM, que ocorreu em Brasília.
O programa de cooperação bilateral entre o Brasil e Granada possui como marcos o Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, em vigor desde 2010, e o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Técnica em Agricultura, em vigor desde 2012. Desde então, Granada tem participado de cursos de capacitação oferecidos pelo Brasil a países da CARICOM.
A partir de 2017, o Brasil tem prestado ajuda humanitária na área da saúde. Em 2024, foram enviadas vacinas tríplice, pólio e pneumocócica.
Nos anos de 2018 e 2019, foram realizadas visitas operacionais no âmbito da Comissão CARIBEX, integrada por navios patrulha brasileiros, que foram abertos à visitação para o público em geral, com grande receptividade pela população local.
No plano das relações econômicas, em 2024, o comércio bilateral totalizou US$ 15,1 milhões, um aumento de 50% em comparação com o volume de comércio pré-pandemia de 2019. A balança bilateral é historicamente favorável ao Brasil, com superávit constante na última década.
Cronologia das relações bilaterais
2025 – O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, visitou Granada, onde se reuniu com seu homólogo, Joseph Andall, e entregou convite para a Cúpula Brasil-Caribe, a realizar-se em 13 de junho, em Brasília.
2023 – A representação dos interesses brasileiros perante o Governo de Granada passa a ser atribuída à embaixada do Brasil em Trinidad e Tobago.
2020 – A representação dos interesses brasileiros perante o Governo de Granada é atribuída à embaixada do Brasil em Barbados.
2018 – Durante a operação CARIBEX, três navios patrulha brasileiros realizam visita a Granada.
2014 – O ministro de Relações Exteriores de Granada realiza visita ao Brasil.
2010 – O primeiro-ministro de Granada participa da Cúpula Brasil-CARICOM.
2009 – O ministro das Relações Exteriores de Granada realiza visita ao Brasil.
2008 – O Brasil estabelece embaixada residente em Granada, com sede em Saint George’s.
2006 – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, realiza visita a Granada.
1976 – Brasil e Granada estabelecem relações diplomáticas.