Comunidade da Dominica

Brasil e Dominica estabeleceram relações diplomáticas em 1986. A Cúpula Brasil-CARICOM, em 2010, deu novo impulso às relações bilaterais, com ênfase no diálogo político e na cooperação técnica. Em 2014, foi assinado Acordo Básico de Cooperação Técnica entre os dois países.
No âmbito da iniciativa Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos em Países Caribenhos foram realizados cursos de capacitação de técnicos caribenhos na conservação de água e solo, bem como na governança e gestão de recursos hídricos, sendo um desses cursos em Dominica.
Em 2017, a temporada de furacões afetou gravemente Dominica. Nesse contexto, o governo brasileiro destinou US$ 200 mil em recursos do projeto Brasil-FAO (Gestão de Riscos e de Desastres Socioambientais para Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe) com a finalidade de apoiar a reconstrução, com foco em pequenos produtores agrícolas.
Em 2024, o comércio bilateral totalizou US$ 5,6 milhões.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – A representação dos interesses brasileiros junto ao governo de Dominica passa a ser atribuída à Embaixada do Brasil em Santa Lúcia.
2022 – O Brasil ratifica Acordo de Cooperação Técnica com Dominica.
2020 – A representação dos interesses brasileiros junto ao governo de Dominica passa a ser atribuída à Embaixada do Brasil em Barbados.
2015 – A embaixadora não-residente de Dominica, Jennifer Aird, visita o Brasil.
2010 – O primeiro-ministro de Dominica participa da Cúpula Brasil-CARICOM, em Brasília.
2009 – O Brasil abre Embaixada em Roseau. Até então, os interesses brasileiros no país eram representados pela embaixada brasileira em Trinidad e Tobago.
2008 – O ministro das Relações Exteriores de Dominica participa da I Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC), na Costa do Sauipe.