Memorial das Comunicações - Saiba mais sobre a Lista Telefônica do Rio de Janeiro (RJ), de 1905
Em 1879, o Decreto nº 7.539 o Imperador Dom Pedro II concede a Charles Paul Mackie, representante da empressa Bell no Rio de Janeiro, a primeira autorização no Brasil para a exploração de serviços telefônicos:
"É concedida a Charles Paul Mac Kie permissão para construir e explorar, por si ou por meio de uma empreza, linhas telephonicas na capital do Imperio e seus suburbios e na cidade de Nictheroy, ligando esta áquella por um cabo submarino.
Entre 1899 e 1905, a empresa Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft era responsável pelo fornecimento do serviço telefônico na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Em 1905, a empresa publicou sua "Lista dos Assignantes", entre eles, o Ministério das Relações Exteriores, então localizado na Rua Larga de São Joaquim, hoje a avenida Marechal Floriano. Clique na imagem acima para acessar a lista em formato PDF.
O telefone do Itamaraty era 1380. As ligações era feitas com o auxílio de telefonistas. Veja, abaixo, as instruções de como usar um aparelho e fazer uma chamada telefônica em 1905:


