Integração da infraestrutura
A integração física e digital do continente sul-americano, por meio de uma infraestrutura moderna e eficaz, é uma das prioridades da política externa brasileira. Com projetos como o Corredor Rodoviário Bioceânico de Capricórnio e a Hidrovia Paraguai-Paraná, a infraestrutura regional avança com base na intermodalidade, na convergência regulatória e na integração aduaneira e logística. Seja por meio da busca da ampliação dos fluxos nas bacias hidrográficas, seja pela consolidação de rotas rodoviárias que conectem o Brasil aos países vizinhos, a integração da infraestrutura regional fomenta o desenvolvimento econômico e social.
O Brasil participa de diversos mecanismos de fomento da integração da infraestrutura regional e debate, entre outros, a integração e o transporte multimodal, a logística regional, a manutenção de obras de infraestrutura existentes e o fomento da cooperação em temas de integração física. Entre esses mecanismos de diálogo, destacam-se a Rede de Contatos de Infraestrutura e Transporte do Consenso de Brasília, que reúne os 12 países sul-americanos, e o Subgrupo de Trabalho Número 14 do MERCOSUL (SGT-14), espaço que que permite discussões políticas e técnicas junto à Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, em favor do desenvolvimento da infraestrutura do bloco, com a consequente facilitação do trânsito de pessoas e mercadorias pela região.