Notícias
Teatros da Amazônia avançam na candidatura a Patrimônio Mundial
No dia 31 de janeiro, a candidatura dos Teatros da Amazônia à Lista do Patrimônio Mundial foi oficializada perante a UNESCO. A proposta, que abrange o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Theatro da Paz, em Belém (PA), será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial, formado por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da UNESCO.
A oficialização da candidatura é resultado da parceria estreita entre o Ministério das Relações Exteriores e o IPHAN, com a colaboração das secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará e das secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus.
O Teatro Amazonas e o Theatro da Paz foram construídos no auge do ciclo da borracha, entre o final do século XIX e o início do século XX, e simbolizam a riqueza cultural e a relação da região amazônica com a economia e a geopolítica internacional. O dossiê será analisado pela UNESCO, a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade.
A candidatura será examinada pela UNESCO e órgãos assessores ao longo de 2025 e 2026. Se cumpridos os requisitos demandados, poderá compor a pauta do comitê para o potencial reconhecimento do bem cultural.
Com a candidatura, o IPHAN, o MRE e o Ministério da Cultura (MinC) reforçam a proteção e a valorização dos bens culturais brasileiros, destacando o Patrimônio Cultural da Amazônia no cenário global. Caso sejam reconhecidos pela UNESCO, os Teatros da Amazônia integrarão a lista de Patrimônio Mundial Cultural, que já conta com 15 bens culturais brasileiros chancelados e um cultural e natural.