Notícias
Inscrições abertas ao Prêmio UNESCO-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores
A UNESCO anunciou a abertura da edição de 2025-2026 do processo seletivo ao Prêmio Hamdan para o Desenvolvimento de Professores.
Criado em 2008 e financiado pela Fundação Hamdan bin Rashid Al Maktoum para Notável Desempenho Acadêmico, dos Emirados Árabes Unidos, o Prêmio UNESCO-Hamdan tem como objetivos aprimorar a educação de professores e programas de desenvolvimento profissional e melhorar práticas dos professores em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento. O Prêmio recompensará três candidatos que contribuíram significativamente para a qualidade do ensino e da aprendizagem com 100 mil dólares cada um.
Podem se candidatar organizações e instituições internacionais ou nacionais; organizações governamentais ou não-governamentais; instituições de educação ou de pesquisa. Projetos de indivíduos não são elegíveis ao Prêmio UNESCO-Hamdan.
Em 2024, três candidaturas brasileiras ficaram entre as dez iniciativas finalistas do Prêmio Hamdan. O projeto “Veredas Formativas”, apresentado pela Secretaria de Educação Municipal de Curitiba, foi um dos ganhadores dessa edição. O projeto “Escolas Conectadas”, da Fundação Telefônica Vivo, foi agraciado com o prêmio em 2020.
O processo seletivo para a edição 2025-2026 do Prêmio UNESCO-Hamdan ocorrerá por meio das seguintes etapas:
1. Até 10 de janeiro de 2026: interessados devem enviar carta de apresentação, conforme instruções abaixo, à Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, por meio do endereço comissao.unesco@itamaraty.gov.br.
2. Entre 12 e 16 de janeiro de 2026: Comitê de Seleção coordenado pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO selecionará até cinco representantes nacionais para concorrer à fase internacional do processo seletivo. Os candidatos escolhidos serão avisados do resultado por e-mail e informados sobre o procedimento necessário para a oficialização das candidaturas;
3. Até 31 de janeiro de 2026: os candidatos selecionados devem formalizar suas candidaturas na plataforma específica da UNESCO para a premiação, conforme as orientações fornecidas pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO;
4. Fevereiro a março de 2026: os candidatos indicados pelos Estados-membros da UNESCO serão avaliados por Júri de profissionais internacionais, representantes de todas as regiões geográficas da UNESCO, com experiência em questões relacionadas a professores.
5. 5 de outubro de 2026: cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores, na sede da UNESCO, em Paris.
Carta de apresentação
O documento, redigido em inglês ou em francês, deve indicar:
(i) o nome do projeto;
(ii) o nome da organização candidata;
(iii) o tipo de organização (instituição de educação ou de pesquisa; entidade governamental; fundação/organização da sociedade civil; ou outros, mediante especificação);
(iv) dados do ponto focal para o projeto: nome, endereço completo, e-mail e telefone;
(v) data de início e data prevista para o fim do projeto (indicar "ongoing" se não há previsão de encerramento); e
(vi) o cumprimento dos critérios de seleção estabelecidos pela UNESCO para o Prêmio, listados abaixo. O texto referente a este item não deve ultrapassar o limite máximo de 300 palavras.
Critérios de seleção
Serão selecionados projetos que tenham contribuído significativamente para a melhoria da educação e da aprendizagem, de acordo com os princípios e objetivos da UNESCO nessa área. As iniciativas devem demonstrar inovação, a fim de promover a qualidade e a efetividade da educação; ser exemplares, com potencial de inspirar outros programas; e estar em atividade há pelo menos 3 anos. Informações complementares sobre os critérios de seleção podem ser encontradas nos estatutos do Prêmio UNESCO-Hamdan.
Informações adicionais estão disponíveis na página oficial da premiação.