Notícias
Inscrição de novos arquivos brasileiros no Registro Internacional Memória do Mundo da UNESCO
A UNESCO anunciou a inscrição de dois novos itens brasileiros no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo: o “Arquivo de Carlos Chagas” e o “Mapa Etno-Histórico de Curt Niumendajú: uma enciclopédia cartográfica a serviço de línguas, culturas e memórias de povos indígenas”
O “Memória do Mundo” da UNESCO surgiu em 1992, com o objetivo de assegurar a preservação do patrimônio documental de importância mundial por meio de técnicas apropriadas, facilitar o acesso universal a esses acervos e ampliar o conhecimento sobre sua existência e relevância. Desde sua criação, o Programa Memória do Mundo registrou 496 itens na Lista Internacional e milhares em listas regionais e nacionais.
Os novos itens do Brasil passarão a integrar a lista que já inclui 11 registros do país e que celebram o engenho e as realizações de brasileiros como Carlos Gomes, Oscar Niemeyer, Nise da Silveira, Paulo Freire e Bertha Lutz.
As candidaturas brasileiras acolhidas pela UNESCO neste ano buscam preservar os arquivos de Carlos Chagas, notável médico sanitarista, e do Mapa Etno-Histórico de Curt Niumendajú, documento que oferece o mais completo retrato do povoamento original do Brasil.
A partir do próximo ciclo, o Brasil poderá apresentar suas candidaturas por meio do Comitê Nacional do Brasil da Memória do Mundo da UNESCO, reconstituído em 2024. O país reafirma, assim, seu compromisso com a preservação das coleções documentais de importância mundial, por meio de seu registro na lista do patrimônio documental da humanidade, além de buscar a democratização de seu acesso e a conscientização sobre a sua importância.