Notícias
Governo Federal abre inscrições para seleção nacional à Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para municípios que queiram ingressar na Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A fase nacional de seleção é coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO/Ministério das Relações Exteriores, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem o objetivo de promover a cooperação com e entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental.
Os municípios integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO comprometem-se a compartilhar suas melhores práticas e a desenvolver parcerias com os setores público e privado e com a sociedade civil, a fim de: fortalecer a criação, produção, distribuição e difusão de atividades culturais, bens e serviços; desenvolver polos de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para os criadores e profissionais do setor cultural; aperfeiçoar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis; e integrar plenamente a cultura e a criatividade nos planos de desenvolvimento sustentável.
As cidades que compõem a Rede trabalham conjuntamente para alcançar um objetivo comum: posicionar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os mencionados planos em âmbito internacional.
O processo seletivo para 2025 inovou ao acrescentar uma nova área criativa na Rede de Cidades Criativas, a de Arquitetura, além das sete já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música.
Atualmente, 14 cidades brasileiras integram a Rede: Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Belém (Gastronomia), Santos (Cinema), Salvador (Música), Brasília (Design), Paraty (Gastronomia), João Pessoa (Artesanato e Artes Populares), Fortaleza (Design), Belo Horizonte (Gastronomia), Campina Grande (Artes Midiáticas), Recife (Música), Penedo (Cinema) e Rio de Janeiro (Literatura).
De acordo com as regras da UNESCO, cada país poderá endossar apenas duas candidaturas à etapa internacional do processo seletivo. Municípios brasileiros interessados em aderir à Rede deverão apresentar suas propostas à Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO/MRE por meio do endereço eletrônico comissao.unesco@itamaraty.gov.br, até o dia 10 de fevereiro de 2025. As cidades interessadas deverão remeter ao e-mail indicado o dossiê com as informações exigidas pela UNESCO, em inglês ou francês. O resultado da etapa nacional de seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2025. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da UNESCO até o dia 03 de março de 2025, à meia noite, horário de Paris.
Na etapa internacional, as duas cidades brasileiras selecionadas pelo governo federal serão submetidas a processo de avaliação por parte de peritos dos setores de cultura e indústria criativa, no âmbito da UNESCO, com ênfase na área de especialização escolhida.
Informações adicionais sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO e o processo seletivo para o ciclo de 2025 estão disponíveis nesta página.