Capital Mundial do Livro da UNESCO
As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a realizar atividades com o objetivo de incentivar uma cultura de leitura e difundir seus valores em todas as idades e grupos populacionais dentro e fora das fronteiras nacionais. Por meio da Rede Capital Mundial do Livro, a UNESCO reconhece o compromisso das cidades de promover livros e fomentar a leitura durante um período de 12 meses, com início no Dia Mundial do Livro e os Direitos Autorais (23 de abril).
O Comitê Consultivo, responsável pelo exame e seleção dos arquivos de inscrição, é composto por um representante do Fórum Internacional de Autores (IAF), um da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), um da Associação Internacional de Editores (IPA) e um da UNESCO. Um esforço especial é feito para envolver todas as regiões do mundo, em conformidade com o princípio do equilíbrio geográfico e seguindo diferentes critérios de qualidade. O comitê de nomeação reúne-se uma vez por ano.
A Diretora-Geral da UNESCO é responsável pela designação das cidades selecionadas, após consultas internas e externas com os outros membros do Comitê Consultivo.
A conquista do título de Capital Mundial do Livro representa um importante reconhecimento simbólico, também efetivo, para a cidade vencedora, em termos de comunicação e promoção.
Em 4 de outubro de 2023, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, como Capital Mundial do Livro 2025.
Informações adicionais em World Book Capital Network | UNESCO
