Intercâmbio em Cultura e Esportes
A influência da cultura nipônica no Brasil se percebe da culinária às artes marciais. Os tradicionais pratos japoneses conquistaram o paladar dos brasileiros e ganharam ingredientes locais. O karatê e o judô se difundiram no Brasil, e o jiu jitsu, tradicional arte marcial japonesa dos tempos feudais, foi aqui adaptado, dando origem a um estilo único conhecido mundialmente por “Brazilian Jiu Jitsu”.
A arquitetura japonesa está presente em incontáveis cidades pelo Brasil: o bairro da Liberdade em São Paulo (SP), o Pavilhão Japonês no Ibirapuera em São Paulo (SP), o templo budista em Brasília (DF), o Memorial da Imigração Japonesa em Curitiba (PR), as edificações em Tomé Açú (PA), entre outros.
Artistas nipo-brasileiros como Tomie Ohtake, Ruy Ohtake Manabu Mabe e Wakabayashi enriqueceram a cena cultural brasileira.
No futebol, por outro lado, ícones brasileiros influenciaram gerações no Japão apaixonadas pelo esporte. Do ídolo Zico a Ruy Ramos, Carlos Nicotra, Matheus Vidotto e Dunga, todos contribuíram para a popularização do futebol no Japão. Na música, a bossa nova conquistou o Japão na voz de Lisa Ono.
