Notícias
CAPACITY LATAM 2026
Ministério das Comunicações defende estratégias para tornar Brasil principal hub de infraestrutura digital da América Latina
Foto:Divilgação
O Ministério das Comunicações defendeu, nesta terça-feira (17), durante a abertura da Capacity LATAM 2026, em São Paulo, estratégias do governo para transformar o Brasil no principal hub de infraestrutura digital da América Latina. O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, destacou a modernização de instalações já existentes no país como fator determinante para impulsionar esse processo.
“Sabemos que o grande gargalo hoje não é só construir o cabo submarino, mas consertá-lo. Um cabo rompido é uma infraestrutura crítica em colapso e não pode esperar licenciamento ambiental do zero. Para resolver isso, desenhamos juridicamente o reparo e a manutenção desses cabos como intervenção emergencial de resposta ao colapso de obra de infraestrutura”, afirmou Tercius.
Grande parte do funcionamento da internet no mundo está ligada aos cabos submarinos de fibra óptica. São eles que transportam a maior parte do tráfego global de dados no dia a dia da comunicação digital entre os países. Como o próprio secretário destacou, esses cabos são considerados infraestrutura crítica e, por isso, precisam ser compostos por materiais fortificados para diminuir o risco de danos.
Além dos cabos submarinos, o Ministério das Comunicações também está atento aos data centers. O secretário de Telecomunicações encaminhou a parlamentares uma sugestão técnica para que o retrofit (processo de modernização e atualização tecnológica) de data centers seja incluído como uma das modalidades do Redata (Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center).
“Já propusemos, na análise do Ministério das Comunicações, e encaminhamos uma emenda para incluir o retrofit de data centers já existentes no rol de projetos aceitos na diferenciação tributária do Redata”, disse o secretário.
Hermano Tercius lembrou que o retrofit ainda não integra o rol do Redata, mas destacou aos parlamentares a importância de que data centers já existentes também recebam os benefícios tributários. Segundo ele, a nova Política Nacional de Data Centers elevará essas instalações ao status de infraestrutura crítica. Na prática, isso significa que o Brasil passará a dar tratamento de segurança nacional a esses ativos, garantindo protocolos mais rigorosos para conter quaisquer ameaças físicas.
Sobre o evento
Realizado entre os dias 17 e 18 de março, em São Paulo, o Capacity LATAM 2026 reúne lideranças responsáveis pelas principais decisões estratégicas sobre conectividade, infraestrutura digital e expansão tecnológica na América Latina. São mais de 60 executivos, reguladores e responsáveis por grandes investimentos nos setores de telecomunicações, data centers, cloud, inteligência artificial, energia e regulação participando da programação.
O Capacity LATAM 2026 debate temas como os avanços da IA, do 5G, a crescente demanda por capacidade e as exigências de eficiência energética e resiliência das infraestruturas críticas.