Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
“Essa é a primeira vez que coloco as mãos em um computador”, diz mulher quilombola de 70 anos durante ação de inclusão digital na Paraíba
Foto: Victor Gaite/MCom
Aos 70 anos, Severina Silvério viveu um momento que nunca imaginou experimentar. Moradora do Quilombo Mituaçu, no município do Conde, na Paraíba, ela tocou em um computador pela primeira vez.
“Nunca. Essa é a primeira vez que coloco as mãos em um computador. E não é só aqui, em todo canto. Primeira vez que toquei foi hoje”, disse Severina emocionada.
A cena aconteceu durante a inauguração de um novo laboratório de informática instalado na comunidade por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Cultural Palmares. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, política pública voltada à inclusão digital e à destinação de computadores recondicionados para comunidades em situação de vulnerabilidade.
Nascida e criada no Mituaçu, Severina chegou cedo à inauguração. Em uma região marcada pela carência de acesso à tecnologia e ao letramento digital, o laboratório representa uma porta de entrada para o mundo digital, especialmente para idosos e crianças. Ao digitar as primeiras letras no teclado, Severina não escondia a alegria.
“Meus Deus do céu, que coisa linda! Não sei o nome que estou escrevendo, mas eu estou mexendo aqui”, brincou ao falar do sentimento de usar pela primeira vez o equipamento.
O momento ficou ainda mais marcante quando ela segurou o mouse pela primeira vez.
“Eita como é lindo! A seta está ali, querendo correr, não sei para onde ele vai, mas sei que está indo”, sorriu a Severina logo no primeiro contato com o mouse.
Para Severina, o laboratório é mais do que um espaço com computadores. É a chance de aprender algo novo aos 70 anos, e de mostrar que nunca é tarde para entrar na era digital.
O primeiro clique pode parecer simples. Mas, para quem sempre esteve à margem da tecnologia, ele representa autonomia, dignidade e novas possibilidades.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho explicou que a doação de computadores para o Quilombo Mituaçu dará início a um processo de letramento digital, em especial para crianças e pessoas idosas.
“Essa parceria com a Fundação Cultural Palmares nos ajuda a mapear áreas mais afastadas que precisam de inclusão digital. São pessoas idosas que passam a ter mais autonomia e a capacidade de acessar serviços públicos sem depender de terceiros; crianças que já crescem inseridas na era digital; e todos os quilombolas, com a chance de preservar a memória ancestral do seu povo para as futuras gerações”, destacou o ministro.
Em fevereiro de 2026, o Quilombo do Mituaçu recebeu 15 máquinas do programa Computadores para Inclusão. Todas foram recondicionadas pelo Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC Brasil), no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações, na Paraíba.
Sobre o programa
Os computadores entregues no Quilombo Mituaçu passaram pelas mãos de alunos de baixa renda, de todas as idades, nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Ao mesmo tempo em que aprendem noções de informática e manutenção de eletrônicos, eles recebem capacitação profissional e orientações sobre sustentabilidade ambiental.
São mais de 30 Centros de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações espalhados pelo Brasil. Esses espaços recebem máquinas sem utilidade de bancos, órgãos públicos e Tribunais de Justiça. Com os equipamentos que podem ser reaproveitados, os alunos montam computadores recondicionados, realizando ajustes e limpeza de peças, que posteriormente são doados a quilombos, áreas rurais, aldeias indígenas, escolas públicas e associações com projetos sociais.
O Programa Computadores para Inclusão também se preocupa com práticas adequadas no tratamento dos resíduos eletrônicos. Todas as peças não reaproveitadas na montagem de um “novo” computador são destinadas pelos CRCs a empresas parceiras, referência no descarte ambientalmente correto.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628