Notícias
CARNAVAL
Governo do Brasil promove operação de fiscalização do uso do espectro de radiofrequências no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no RJ
Foto: Divulgação/Anatel
O Governo do Brasil, por meio da Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações, está promovendo uma operação especial de monitoramento e fiscalização do uso do espectro de radiofrequências no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O objetivo é evitar interferências em serviços como transmissões de TV e de segurança pública, além de assegurar a qualidade, a continuidade e a segurança das telecomunicações em um dos maiores eventos do país.
Neste ano, a atuação reforçada foi solicitada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e pela Riotur, em razão das mudanças implementadas no sistema de sonorização do Sambódromo. Entre elas, está a substituição do carro de som por equipamentos sem fio, o que ampliou a complexidade do uso das frequências durante o evento.
“A atuação do Governo do Brasil em eventos dessa magnitude é vital para garantir que a tecnologia seja uma aliada da celebração, e não um ponto de falha. Com a migração para sistemas de áudio totalmente sem fio na Sapucaí, o controle rigoroso do espectro torna-se a espinha dorsal do espetáculo”, observa o conselheiro Edson Holanda, que coordena a temática.
A operação no Rio de Janeiro contará com equipes de fiscalização do próprio estado e com o apoio de técnicos do Espírito Santo, Amazonas e Ceará, reforçando a capacidade de atuação.
As ações incluem monitoramento antes e durante os dias de desfile, além de inspeções técnicas em emissoras de rádio e televisão, camarotes e demais estruturas de comunicação, em coordenação com organizadores, prestadoras de serviços e órgãos públicos.
O Governo do Brasil também acompanhou os ensaios técnicos do Carnaval, o que permitiu identificar e mitigar possíveis interferências antes do início oficial do evento. As equipes permanecerão em campo durante os desfiles, com equipamentos especializados de monitoramento do espectro.
Cuidados no Carnaval
Para quem estiver em qualquer evento de Carnaval pelo país e perceber que serviços de telefonia móvel ou fixa, internet e TV por assinatura não estão funcionando corretamente, o Governo do Brasil disponibiliza o número 1331 para atendimento. Também estão disponíveis o aplicativo “Anatel Consumidor” e o site com o mesmo nome para registro de demandas.
Em caso de perda ou roubo de celular, a população pode utilizar o aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta oficial e gratuita permite bloquear rapidamente celulares roubados, furtados ou perdidos, além da linha telefônica e de aplicativos bancários, prevenindo golpes financeiros. O acesso é feito com login Gov.br, permitindo o cadastro de dispositivos e de “pessoas de confiança” para emissão de alertas remotos.
Clima
Em algumas regiões do país, o mau tempo pode marcar presença nestes dias de Carnaval. Por isso, é importante estar atento ao alerta da Defesa Civil.
Por meio da ferramenta Defesa Civil Alerta, é enviado um sinal sonoro para aparelhos celulares que estejam em áreas de risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628