Notícias
COMEMORAÇÃO
Nos 28 anos da Anatel, Frederico de Siqueira Filho destaca importância da agência na missão de levar conectividade para todo o Brasil
Foto: Peter Neylon/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou nesta terça-feira (4), durante evento em Brasília em celebração aos 28 anos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a importância da instituição, que tem contribuído de forma decisiva para a construção dos pilares da conectividade no Brasil.
“Uma trajetória marcada pela estabilidade regulatória, pelo compromisso com o interesse público e pela capacidade de acompanhar um setor em permanente atualização. O Ministério das Comunicações tem orgulho de caminhar ao lado da Anatel nessa missão. Temos uma parceria que se fortaleceu ao longo do tempo e que hoje é estratégica para ampliar o acesso à internet e garantir qualidade nos serviços, preparando o país para os desafios da era digital”, afirmou o ministro.
Frederico de Siqueira Filho destacou ainda os resultados mais concretos dos últimos anos. Um dos exemplos é a expansão do 5G, que já está presente em mais de 1.500 cidades com cobertura ativa. O chefe da Pasta lembrou que o avanço só foi possível graças a uma combinação de regulação eficiente, ação coordenada e trabalho conjunto com estados, municípios e operadoras de telefonia móvel.
“Hoje, mais de 34 milhões de brasileiros já podem acessar a internet em altíssima velocidade por meio da nova rede. Superamos, com mais de três anos de antecedência, a meta de cobertura nacional prevista para 2027. E, mais do que isso, um relatório recente da OpenSignal mostrou que as operadoras brasileiras lideram o ranking mundial de velocidade de download no 5G. Sem dúvida, essa é uma grande conquista”, destacou o ministro.
Outro exemplo de iniciativa relevante, lembrado na comemoração dos 28 anos da Anatel, é o Defesa Civil Alerta. O sistema, desenvolvido com a participação do Ministério, da agência e das operadoras, permite o envio de mensagens diretamente aos celulares das pessoas em áreas de risco, com alertas rápidos em situações de emergência. Segundo o ministro, trata-se de uma tecnologia pública que funciona e salva vidas.
A COP30, que será realizada no Brasil, também foi citada como um dos pontos fortes da atuação conjunta entre o MCom e a Anatel. Frederico de Siqueira Filho destacou o esforço coordenado para garantir conectividade durante o evento em Belém. O trabalho de planejamento e implantação da infraestrutura de telecomunicações para a COP30 deixará um legado permanente para a população da região Norte.
Somente neste ano, o setor de telecomunicações movimentou mais de R$ 25 bilhões em investimentos, um crescimento superior a 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. São números expressivos, que se traduzem em escolas conectadas, áreas rurais com cobertura adequada e pequenos comércios ingressando no ambiente digital. A Anatel também tem incorporado à sua agenda temas como inteligência artificial, proteção de dados e infraestrutura crítica.
Ao longo de seus 28 anos de existência, a Anatel tem acompanhado a transformação digital com responsabilidade e visão pública. “Os resultados confirmam a relevância do trabalho conjunto entre a Anatel, o Ministério das Comunicações e os demais atores do setor”, finalizou o ministro.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628