Notícias
CAPACITAÇÃO
Na cidade sede da COP 30, Ministério das Comunicações capacita novas turmas de manutenção de computadores
Foto: Thayana Araujo/MCom
Na cidade que sediará a COP30, em 2025, o Ministério das Comunicações (MCom) está ampliando as oportunidades de capacitação tecnológica e inclusão digital. Mais de 60 alunos, entre jovens e idosos, participam em Belém (PA) do curso de manutenção de computadores, oferecido por meio do programa Computadores para Inclusão. As aulas acontecem em quatro turmas, duas pela manhã e duas à tarde, e unem teoria e prática para preparar os participantes para o mercado de trabalho.
“A capacitação é fundamental para a transformação social. Com esses cursos, estamos garantindo o futuro de jovens e levando cidadania para idosos. É muito importante que, na terra da COP30, o programa Computadores para Inclusão leve sustentabilidade e letramento digital para a população de Belém”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A iniciativa é executada pelo Instituto Gustavo Hessel, que coordena o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Belém, um dos polos do programa no estado. No local, os alunos aprendem desde o manuseio básico até o reparo completo de equipamentos, além de conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos eletrônicos.
O projeto tem transformado histórias, como a de Vitor Gabriel Borges, de 17 anos, que viu no curso a chance de dar os primeiros passos rumo a uma carreira tecnológica. “Antes de entrar nesse curso, eu não sabia quase nada sobre computadores. Aqui, aprendi o que é memória RAM, processador, cooler e como resolver erros dentro da máquina. Foi uma experiência que abriu minha mente e o meu futuro”, contou o estudante.
Para o professor Edmilson Júnior, que ministra as aulas, o entusiasmo dos alunos é o reflexo do impacto positivo da iniciativa. “Eles demonstram uma enorme sede de aprender e vontade de crescer. Esse curso é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da região”, destacou.
Sobre o Computadores para Inclusão
O programa do Ministério das Comunicações já doou mais de 63 mil computadores para escolas públicas, projetos sociais, áreas remotas e rurais, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e territórios quilombolas. A iniciativa também capacitou 59 mil pessoas em áreas como informática, manutenção de computadores e design gráfico. Além disso, garante o descarte ambientalmente correto dos equipamentos sem reaproveitamento, unindo inclusão digital e sustentabilidade.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628