Notícias
CELEBRAÇÃO
Ministro das Comunicações participa de sessão especial em comemoração aos 135 anos do Tribunal de Contas da União
Foto: Peter Neylon/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, marcou presença na sessão especial em comemoração aos 135 anos do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada no Senado Federal, na manhã desta terça-feira (4). O órgão foi criado em 7 de novembro de 1890, por iniciativa do então ministro da Fazenda Ruy Barbosa.
“O TCU ajuda a sustentar o Estado democrático não apenas porque fiscaliza, mas porque orienta, colabora e fortalece a gestão pública. No Ministério das Comunicações, temos no Tribunal um parceiro técnico importante para desenvolvermos políticas mais sólidas e entregarmos melhores resultados à população”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Ele ressaltou, ainda, que essa parceria tem gerado efeitos práticos em diversas áreas, como no avanço da inclusão digital, na modernização do sistema de radiodifusão e no uso mais inteligente dos dados públicos.
A proposta da sessão especial é do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), que destacou a história do TCU e sua importância para o Estado brasileiro, sendo, segundo ele, responsável por assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e a observância dos princípios constitucionais da administração pública.
O senador ressaltou que o órgão evoluiu de um modelo de fiscalização punitiva para uma atuação pedagógica e orientadora, oferecendo assessoramento técnico ao Congresso Nacional por meio de auditorias, levantamentos e relatórios.
Sobre o TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) foi criado em 1890 para fiscalizar as receitas e despesas da República e mantém, até hoje, a missão de garantir o uso correto dos recursos públicos. Além disso, o TCU atua na busca por soluções práticas e inovadoras que contribuam para uma administração pública mais eficiente e para a construção de um país melhor.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628