Notícias
SUSTENTABILIDADE
Ministério das Comunicações apresenta Programa Computadores para Inclusão em reunião do Fórum Nacional de Economia Circular
Foto: Gabriel de Santana/MCom
O Ministério das Comunicações apresentou, nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF), o Programa Computadores para Inclusão durante a 4ª Reunião Trimestral do Fórum Nacional de Economia Circular (FNEC). A iniciativa foi apresentada pelo coordenador-geral de Inclusão Digital, Gustavo Lima, que abordou a importância do recondicionamento de computadores para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“O Computadores para Inclusão não é apenas sobre inclusão digital; é também uma grande iniciativa de economia circular, que está transformando a vida de muita gente no Brasil. O programa surge como uma solução do governo para a destinação adequada de equipamentos que não estão mais sendo utilizados pela administração pública”, afirmou Gustavo.
No encontro, o coordenador destacou o número de máquinas doadas para instituições da sociedade civil, que já soma mais de 63 mil computadores — um exemplo concreto de economia circular aplicada à transformação social. “O programa conta com diversos pontos de inclusão digital, como escolas, bibliotecas, associações e diferentes entidades que executam políticas ou trabalhos sociais”, completou.
A reunião integra a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), executada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que busca apoiar e incentivar a implementação de processos voltados à consolidação da circularidade. O evento reuniu representantes de órgãos públicos, entidades do setor produtivo e da sociedade civil para discutir ações que impulsionem a transição do Brasil rumo a um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628