Notícias
COMPUTADORES PARA INCLUSÃO
Investimento em educação digital amplia oportunidades para estudantes de Luziânia (GO)
Foto: Luísa Amorim/MCom
Para fortalecer a educação alinhada à inclusão digital, o Ministério das Comunicações realizou a doação de 15 computadores para a Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita, em Luziânia (GO). Atuando em tempo integral, a unidade de ensino atende mais de 700 alunos.
Todas as máquinas são recondicionadas por meio do programa Computadores para Inclusão, premiada iniciativa da Pasta que capacita jovens para consertar equipamentos descartados por bancos e órgãos públicos. O trabalho foi realizado pelo Instituto Brasileiro Amigos da Vida (IBAV), onde funciona o Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações em Goiás.
“É de suma importância as escolas públicas terem esse acesso às tecnologias. Preparar os nossos alunos, assim como todas as outras escolas, isso é inclusão social e digital de fato. Então, acho muito importante essas entregas para nossa escola”, disse Bárbara Castro.
Os novos computadores serão utilizados nas aulas de informática de todas as 24 turmas, em pesquisas e na produção de tarefas das demais disciplinas. Para 2026, a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, Ludymilla Chagas, destacou o projeto do CRC IBAV de oferecer cursos de inteligência artificial.
“Esse é só o início da parceria com a Escola Antônio Farias de Mesquita. Nosso objetivo é que, em 2026, por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores, o CRC IBAV, a gente consiga garantir a formação das crianças em inteligência artificial, além de outras habilidades digitais, nesse laboratório de informática daqui.”
Wellighton Brandão, de 10 anos, era um dos alunos radiantes com a doação para a escola. “Nossa sala de informática será muito importante para as atividades educacionais do nosso dia a dia.”
“Hoje estou mais feliz com a chegada dos computadores para nossa sala de robótica. Vamos poder aprender mais”, celebrou Sofia Isabela Soares, 10 anos.
Computadores para Inclusão
O programa do Ministério das Comunicações promove inclusão e sustentabilidade a partir da restauração de equipamentos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Além do descarte ambientalmente correto dos resíduos eletroeletrônicos, a iniciativa oferece cursos de capacitação em informática para jovens e adultos.
Desde sua criação, o Computadores para Inclusão já entregou mais de 66 mil máquinas e criou mais de 5 mil laboratórios de informática em 1.278 municípios. Na área de treinamento, o programa capacitou mais de 66 mil pessoas em um dos 301 cursos existentes.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628