Notícias
EM BARCELONA
Na Espanha, Ministério das Comunicações participa de encontro internacional sobre Conectividade Significativa
Foto: Divulgação GSMA
O Ministério das Comunicações destacou, nesta quarta-feira (5), em Barcelona, na Espanha, o leilão do 5G no Brasil como modelo transparente a ser seguido para expansão da inclusão digital. A explanação foi feita durante o Encontro de Conectividade Significativa no penúltimo dia do World Congress Mobile 2025 – maior evento do gênero, no mundo.
Ao lado de representantes de países de língua portuguesa, o secretário de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, defendeu os leilões de espectro como forma eficaz e transparente de avanços na inclusão digital do Brasil.
O leilão de espectro é um processo pelo qual o governo usa um sistema competitivo entre empresas para vender os direitos de transmissão de sinais. O edital de licitação define faixas de radiofrequência, preços mínimos e valores de garantia. Os interessados fazem o lance -- o maior vence o leilão e recebe autorização para uso da radiofrequência.
“É muito importante conseguirmos manter isso, como foi o Leilão do 5G, para próximos leilões. Não só no Brasil, como no mundo. É um recurso essencial para a inclusão digital porque está voltado para compromissos com a população localizada em áreas remotas”, diz Tercius.
Em 2024, o Ministério das Comunicações concluiu a liberação da tecnologia 5G para ser implantada em todos os 5,5 mil municípios do Brasil, antecipando em 14 meses da data prevista no cronograma do Leilão 5G. Atualmente, 812 cidades já têm a tecnologia ativa na faixa 3,5GHz, com 137,8 milhões de usuários.
O 2º Encontro de Reguladores Lusófonos para a Conectividade Significativa debateu temas como: “Medidas efetivas contra fraudes”; “O papel da gestão do espectro para igualdade social” e “Clima e telecom em perspectiva”.
MWC 2025
O evento é promovido pela GSM Association (GSMA), organização do setor que representa os interesses de mais de 1,1 mil operadoras e empresas ligadas à conectividade em todo o planeta.
O MWC 2025 busca fortalecer o diálogo entre reguladores e atores da indústria digital, promovendo a cooperação e a troca de perspectivas para a formulação de políticas públicas que promovam o investimento e a inovação.