Notícias

AVISO DE PAUTA

Ministério das Comunicações se reúne com empresa canadense de constelação de satélites em baixa órbita

Empresa terá solução para serviços governamentais a partir de 2027
Publicado em 17/03/2025 13h58 Atualizado em 06/05/2025 14h33
aviso de pauta.jpeg

Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, desembarca no Canadá para diversas agendas com representantes do setor de telecomunicações. O ministro irá à sede da Telesat, em Ottawa, no Canadá, para conferir o desenvolvimento da constelação de satélites em baixa órbita para atendimento corporativo e se reunir com o CEO da companhia, Daniel Goldberg.

A companhia atua há 55 anos com satélites geoestacionários e iniciou no ano passado os testes para a sua constelação de satélites em baixa órbita, que será chamada de Telesat Lightspeed. Esse tipo de constelação oferecerá a partir do ano que vem velocidades mais altas de rede e estabilidade do sinal de internet. Segundo a companhia, serão 198 satélites em órbita a 1,3 mil km de altitude em até dois anos, com investimento já assegurado de US$ 3,8 bilhões.

A empresa oferece uma rede totalmente controlada pelo governo federal para oferecer serviços públicos, como, por exemplo, conectividade em escolas e unidades de saúde.

Além disso, o ministro irá se reunir com o Governo de Quebec para debater conectividade em locais isolados, como no caso em que a administração local oferece para comunidades indígenas. O ministro estará acompanhado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Comunicações e Transparência Pública
Fale Agora Refazer a busca