Notícias
DEFESA CIVIL ALERTA
Pela primeira vez, moradores do Rio de Janeiro recebem aviso de fortes chuvas pelo Defesa Civil Alerta
O Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez um aviso de fortes chuvas e risco de alagamento pelo sistema Defesa Civil Alerta. O sistema fez os celulares vibrarem e tocarem nas regiões de risco mesmo no modo silencioso às 18h desta quarta-feira, dia 29.
A mensagem para a população carioca dizia: “Defesa Civil: Cidade do Rio permanece em Estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje (29/01). Evitem áreas alagadas Emergência: ligue 199”.
“Hoje foi a vez de moradores do Rio de Janeiro receberem, pela primeira vez, aviso nos celulares sobre as fortes chuvas, por meio do Defesa Civil Alerta. A ferramenta, que lançamos no ano passado, usa a rede de telefonia e permite atingir todos os aparelhos em área de risco”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Juscelino Filho destacou que soube pelo prefeito Eduardo Paes que alguns moradores se assustaram com o alerta visual e sonoro nos celulares. Mas segundo o ministro, a tecnologia fará a diferença na vida das pessoas.
“Essa tecnologia, que vamos expandir para todo o Brasil em 2025, é essencial para preservarmos a segurança e a vida nessas situações”, concluiu o ministro.
No último dia (24), a cidade de São Paulo recebeu pela primeira vez um “Alerta Severo” enviado pela Defesa Civil estadual devido às fortes chuvas.
Em parceria entre os ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, a nova ferramenta foi desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e lançada em agosto de 2024. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário e funciona mesmo em celulares que estejam no modo silencioso. O usuário deve sinalizar que leu a mensagem para que ela desapareça da tela.
Todas as pessoas localizadas em área de risco, definida pelas defesas civis estaduais e municipais, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem receberão o Defesa Civil Alerta sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Até o momento, o serviço está disponível para os estados do Sul e Sudeste e há previsão de expansão para todo o país ainda em 2025.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628