Notícias
HOMENAGEM
Sessão Especial no Senado Federal faz homenagem aos 53 anos da Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações
Foto: Shizuo Alves/Mcom
Uma Sessão Especial do Senado Federal celebrou, na manhã desta quarta-feira (3), os 53 anos de criação da Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações. A cerimônia contou com a participação do ministro Frederico de Siqueira Filho e do presidente da estatal, André Leandro Magalhães.
A sessão foi aberta pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), que fez um breve relato da história da Telebras e destacou o motivo da homenagem: “pelos imensos serviços prestados aos brasileiros, desde a sua concepção original até hoje. Parabéns aos dirigentes, ao seu corpo técnico, aos servidores e a todos os parceiros públicos e privados que a auxiliam de forma decisiva no sucesso dessa missão”, afirmou.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que, ao longo de sua história, a Telebras se tornou peça importante na promoção da inclusão digital, na proteção das comunicações estratégicas da União e na infraestrutura que sustenta serviços públicos digitais oferecidos à população.
“Do ponto de vista do Ministério das Comunicações, a Telebras é um instrumento central da política de transformação digital do Estado. Ela é fundamental para conectar escolas, postos de saúde, unidades de segurança pública, órgãos da administração direta e indireta, além de comunidades em áreas rurais, remotas e de fronteira”, complementou.
O ministro também destacou os números positivos da Telebras: “Já no segundo ano de gestão do governo Lula, a receita operacional bruta da empresa cresceu 30% e o EBITDA recorrente aumentou 55%. Em 2025, a Telebras seguiu nesse ritmo, fechando o terceiro trimestre com uma receita operacional de R$ 330,5 milhões e um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior”, afirmou.
Frederico de Siqueira Filho também ressaltou a saída da condição de empresa dependente do Orçamento Geral da União, conquistada neste ano, inaugurando um modelo que permite a uma estatal ganhar autonomia financeira sem se afastar de sua missão pública.
A solenidade contou, ainda, com a participação do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e de servidores da Telebras, entre eles Micheli Vieira Chervinski, representante dos empregados no Conselho de Administração da estatal.
Nova fase
A celebração dos 53 anos da Telebras marca a trajetória de uma empresa que se modernizou, reorganizou suas finanças, fortaleceu a governança e manteve o foco na missão pública. Para marcar a data e todas essas transformações, na semana passada foi lançada a nova identidade visual da empresa, que passa a contar com o mapa do Brasil em formato de pontos conectados como logomarca.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628