Notícias
PNID
Ministério das Comunicações prorroga prazo do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital
Foto: Shizuo Alves/MCom
O Ministério das Comunicações prorrogou por mais noventa dias o prazo de funcionamento do Grupo de Trabalho Interministerial (GT) responsável pela elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). A decisão entra em vigor a partir de 1º de dezembro de 2025 e tem como objetivo ampliar o tempo de análise e consolidação das propostas que irão orientar as ações federais de expansão da conectividade e de promoção do letramento digital.
Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o GT reúne câmaras setoriais que representam diversos órgãos do Governo Federal, incluindo a Casa Civil, para mapear as principais necessidades relacionadas à inclusão digital, especialmente nas regiões historicamente marcadas por desigualdades de acesso à internet e às tecnologias da informação. O grupo também é responsável por levantar dados e subsidiar políticas públicas capazes de democratizar o uso de ferramentas digitais em todo o Brasil.
Com a prorrogação, o GT terá mais tempo para concluir as etapas de discussão e apresentar as recomendações que irão compor o plano, previsto para ser entregue à Casa Civil e ao Ministério das Comunicações após o término do novo prazo estabelecido.
Sobre o PNID
O Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID) é coordenado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Casa Civil da Presidência da República, e se apresenta como uma das principais iniciativas para reduzir desigualdades e democratizar o acesso à tecnologia no país.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628