Notícias
Inscrições abertas para o Seminário Nacional Saúde nas Periferias: dados de favelas e comunidades urbanas
Brasília recebe, de 10 a 12 de dezembro, o Seminário Nacional Saúde nas Periferias: dados de favelas e comunidades urbanas. O Ministério das Comunicações é parceiro na realização, ao lado do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O seminário tem como objetivo fortalecer a integração entre instituições públicas, organizações sociais e comunidades para produzir e utilizar dados territorializados sobre favelas e comunidades urbanas, qualificando o diagnóstico em saúde e subsidiando políticas públicas baseadas em evidências, orientadas pela equidade e pela redução das desigualdades.
Além de ceder computadores para oficinas, o Ministério das Comunicações participará da mesa 4, cujo tema é O papel dos registros administrativos na qualificação dos dados oficiais sobre favelas e comunidades urbanas, que terá como mediador o assessor da Secretaria de Telecomunicações Thyago Braum.
"Será um momento importante, em um debate sobre dados oficiais e registros administrativos, algo intimamente conectado às políticas de inclusão digital, conectividade e transformação digital do Estado brasileiro — áreas nas quais o MCom desempenha papel estratégico”, destaca Braum.
Ele afirma, ainda, que a integração entre bases de dados dos diferentes órgãos públicos evidencia o quanto o país precisa avançar na interoperabilidade, na produção de informações confiáveis e na capacidade do Estado de enxergar todos os territórios, especialmente aqueles historicamente invisibilizados.
O Ministério das Comunicações tem desenvolvido ações voltadas à inclusão digital, conectividade e infraestrutura de comunicação nos territórios de periferias, favelas e comunidades urbanas. Essas iniciativas ampliam o acesso à informação, fomentam a cidadania digital e fortalecem a integração entre governo e sociedade, criando condições mais favoráveis à geração e à circulação de dados produzidos de forma colaborativa.
Quem quiser participar do seminário deve fazer a inscrição gratuita no site do IBGE. A participação na oficina, marcada para o dia 12 de dezembro, está sujeita à seleção, devido ao número limitado de vagas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628