Notícias
BOM DIA, MINISTRO
Implantação do 5G avança acima do previsto”, destaca ministro das Comunicações
Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, no programa 'Bom Dia, Ministro' / FOTO: Peter Neylon/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou na manhã desta terça-feira (2) que o Brasil está cumprindo antecipadamente as metas de cobertura do 5G. A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministro!”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Estamos acelerando as implantações previstas no edital do 5G. Já temos mais de duas mil cidades com essa nova tecnologia, e a ideia é ampliar, cada vez mais, a cobertura para atender o maior número de pessoas possível”, afirmou Frederico.
A entrevista completa pode ser conferida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=-67h3CWnR2E.
Durante o programa, o ministro apresentou dados sobre o avanço do 5G. A meta para 2027 era alcançar 57% da população brasileira, mas, em novembro, quando se completaram quatro anos dos leilões do espectro, a cobertura já chegou a 64% da população.
Frederico também falou sobre a expansão da conectividade no campo. “Em 2025, vamos conectar 1.500 localidades em zonas rurais, levando excelente conexão para quem mora e trabalha no campo. Nos grandes centros, já atendemos 67% do território previsto no edital. A ideia é antecipar o cronograma para 2027, sendo que a previsão de conclusão é 2028”, explicou.
Segurança
O ministro comentou ainda como comunicação integrada, tecnologia e conectividade podem contribuir para a melhoria da segurança pública. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com o Ministério da Justiça e a Anatel, que vem acompanhando a atuação de provedores clandestinos que prestam um desserviço à população. Estamos intensificando as fiscalizações”, disse.
O objetivo é combater a atuação de facções criminosas que expulsam pequenos provedores de internet de comunidades brasileiras para assumir clandestinamente o fornecimento do serviço, atividade que tem se tornado uma das mais lucrativas do crime organizado.
‘Gato-net’
Em formato de entrevista coletiva, o “Bom Dia, Ministro” conta com a participação de comunicadores de emissoras de rádio de todo o país. Um dos temas abordados foi a contratação irregular de serviços de TV fechada.
“É uma contratação ilegal. Permite, por exemplo, que crianças tenham livre acesso a conteúdos que deveriam ser restritos a adultos. É uma preocupação social do nosso governo e vamos combater essa prática”, afirmou.
Escolas Conectadas
O ministro também destacou o programa Escolas Conectadas, que vai levar internet de alta velocidade às 138 mil escolas públicas de educação básica.
“Todas as escolas públicas do Brasil estarão conectadas até o final de 2026, seja por fibra óptica ou por soluções via satélite. Esse é um compromisso nosso, do governo do presidente Lula, especialmente com as regiões amazônicas, ribeirinhas e áreas remotas”.
Redes sociais
Frederico defendeu a regulamentação das redes sociais. “É uma discussão que envolve vários ministérios. Um grupo interministerial está tratando do tema para formatar um texto a ser enviado ao Congresso. Essa é uma das prioridades do governo, para que possamos cuidar das pessoas também no ambiente digital”.
Infovias
Ele citou ainda o programa Norte Conectado, que está levando conectividade a cerca de 10 milhões de moradores da região Norte por meio de cabos de fibra óptica instalados, em sua maioria, nos rios amazônicos. O projeto vai beneficiar 70 municípios.
“A meta é concluir entre o final de 2026 e o início de 2027 toda essa infraestrutura, que totaliza mais de 12 mil quilômetros de cabos, beneficiando moradores de regiões ribeirinhas e áreas indígenas”.
Computadores para Inclusão
Frederico abordou o programa Computadores para Inclusão, que promove inclusão e sustentabilidade a partir da restauração de equipamentos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).
“Estamos implantando diversos laboratórios de informática em todo o Brasil. Além de levar conectividade e infraestrutura de wi-fi às escolas, estamos equipando pontos de inclusão digital para oferecer cursos de informática e tecnologia, ampliando o letramento digital e a capacitação profissional”.
Telebras
O ministro comentou o novo momento da Telebras, estatal vinculada ao MCom. Frederico presidiu a empresa de 2023 a 2025, antes de assumir o ministério.
“A empresa está pronta para conectar o Brasil. Onde a fibra não chega, especialmente nas regiões remotas da Amazônia, a Telebras leva conexão via satélite. A estatal será o grande instrumento para conectar áreas indígenas, quilombolas e rurais, onde ainda não há infraestrutura terrestre”.
AM/FM
Ele mencionou também o processo de migração das rádios AM para FM, que visa fortalecer as pequenas emissoras, prejudicadas por interferências e ruídos, especialmente nas áreas urbanas.
“É uma força-tarefa dentro do ministério para receber as demandas e acelerar a migração, já que a população está cada vez mais sintonizada na FM”.
Infraestrutura
Frederico atualizou o andamento da Política Nacional de Data Centers (Redata), que estimula a instalação dessas infraestruturas no país, e da Política Nacional de Cabos Submarinos, voltada à expansão da internet, especialmente na Amazônia.
“É um tema importante. Os cabos submarinos fortalecem nossa infraestrutura e garantem redundância de rede, conectando o Brasil a outros países. Queremos criar segurança jurídica e atrair investimentos. No caso do Redata, precisamos aprovar a Medida Provisória para gerar incentivos fiscais e atrair novos empreendimentos”.
*Rádios comunitárias*
O ministro anunciou que o MCom lançará, em breve, um novo edital para rádios comunitárias. “É um setor de grande importância, que leva informação, cultura e entretenimento às regiões mais distantes dos grandes centros”.
TV 3.0
No ‘Bom Dia, Ministro’, Frederico falou sobre a TV 3.0 -- a nova geração da TV aberta brasileira, mais moderna, tecnológica e interativa.
“A expectativa é muito grande com a chegada dessa nova tecnologia no Brasil. A partir do ano que vem, já devemos ter os testes desse novo e revolucionário sistema de transmissão. É uma nova TV, que estará conectada à internet, com mais capacidade de interação, mais qualidade de som e imagem”, finalizou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628