Notícias
NO TOCANTINS
'Com nova antena, ver TV deixou de ser aflição e virou motivo de alegria', diz beneficiado pelo Brasil Antenado
Vigia Jonas Bispo dos Santos, 36 anos, e a esposa, Darena / FOTO: Divulgação/EAF
Antes, a tela da TV era repleta de “chuviscos”, imagem ruim e chiadeira. O sinal travava a todo momento e tentar assistir à TV era uma “aflição”. O vigia Jonas Bispo dos Santos, 36 anos, conta que essa realidade mudou em 24 novembro, quando foi instalada em sua casa a nova antena parabólica digital gratuita pelos técnicos do programa Brasil Antenado. O sentimento é compartilhado pela esposa, Darena, e a filha Débora Emilly, de um ano e oito meses.
O programa Brasil Antenado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), para ampliar o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
“Estamos felizes demais. Eu vejo meu futebol, a esposa a novela e minha filha os desenhos com qualidade. O Brasil Antenado mudou nossa vida”, afirmou Santos, que é natural de Parauapebas (PA) e há 20 anos mora em Arapoema, município de 5.488 habitantes localizado a 384 km de Palmas, no norte do Tocantins.
Ele compartilhou nas redes sociais da EAF que soube do programa pela mãe, dona Maria, que também é beneficiária do programa. “Perguntei a ela: é de graça? Ela disse que sim. Me inscrevi e logo [a antena] foi instalada”, explicou.
Com o Brasil Antenado, Santos passou a viver ainda mais a paixão pelo Flamengo. "Sou flamenguista roxo. Roxo, não! Vermelho e preto. Estava um perrengue antes para assistir meu jogo do Flamengo e a novela da mulher. Tinha que ir até o vizinho ver televisão”, ressaltou.
Famílias aptas
A família de Jonas Bispo dos Santos é uma das cerca de 41 mil aptas a receber a nova antena digital pelo programa Brasil Antenado em 44 cidades do Tocantins. Neste momento, mais de 229 mil famílias do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima estão aptas a solicitarem o benefício até 13 de março de 2026.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.
Os 44 municípios contemplados em Tocantins são:
- Abreulândia
- Alvorada
- Ananás
- Aparecida do Rio Negro
- Aragominas
- Arapoema
- Bandeirantes do Tocantins
- Barra do Ouro
- Bernardo Sayão
- Campos Lindos
- Centenário
- Chapada da Natividade
- Conceição do Tocantins
- Crixás do Tocantins
- Divinópolis do Tocantins
- Dois Irmãos do Tocantins
- Itacajá
- Itapiratins
- Jaú do Tocantins
- Lagoa do Tocantins
- Lizarda
- Marianópolis do Tocantins
- Muricilândia
- Novo Jardim
- Palmeirante
- Paranã
- Pau D'Arco
- Pindorama do Tocantins
- Ponte Alta do Bom Jesus
- Ponte Alta do Tocantins
- Recursolândia
- Riachinho
- Rio da Conceição
- Rio Sono
- Sandolândia
- Santa Fé do Araguaia
- Santa Maria do Tocantins
- Santa Rosa do Tocantins
- Santa Tereza do Tocantins
- São Félix do Tocantins
- São Salvador do Tocantins
- Silvanópolis
- Taipas do Tocantins
- Tupiratins
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.
- Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
- Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
- Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Mais informações:
(Com informações da Assessoria de Imprensa da EAF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628