Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Carreta Digital chega ao Recife com cursos gratuitos de novas tecnologias
Foto: Shizuo Alves/MCom
A população do Recife passa a contar, a partir desta segunda-feira (1º), com um dos projetos mais inovadores de inclusão digital do Ministério das Comunicações: a Carreta Digital. A iniciativa chega à capital pernambucana com a meta de capacitar 5,7 mil estudantes da rede pública em novas tecnologias e qualificá-los para as profissões do futuro.
Fruto de parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), a carreta ficará seis meses no Recife e, em seguida, seguirá para cidades do interior de Pernambuco. As primeiras turmas começam no Compaz Miguel Arraes, com expectativa de formar 120 alunos por semana.
“Estive no Recife em agosto e anunciamos várias ações de inclusão digital para a cidade. A Carreta Digital é uma delas e vai revolucionar o aprendizado de jovens que, muitas vezes, não têm condições de pagar cursos de tecnologia. Além do certificado, eles saem com formação técnica para exercer o que aprendem nas profissões do futuro”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A coordenadora executiva da Carreta Digital, Aline Marcon, reforçou o impacto social do projeto. “Trabalhamos fortemente pela educação brasileira, por entendermos que é a principal agenda para o desenvolvimento da nação. Por meio de uma carreta itinerante equipada com tecnologia de ponta, transformamos vidas com cursos e treinamentos em novas tecnologias para comunidades de baixa renda. São jovens que passam a ter acesso ao mercado de trabalho após a capacitação e certificação, ampliando suas oportunidades e construindo um futuro melhor”.
Sobre o programa
A Carreta Digital leva para diferentes regiões do país uma sala de aula sobre rodas equipada com tecnologia de ponta, oferecendo formação prática e gratuita em áreas estratégicas para o mercado de trabalho digital. O projeto é voltado especialmente para jovens de baixa renda.
Em pouco mais de um ano, o programa já formou mais de 9 mil alunos nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628