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CONECTIVIDADE

Telebras garante funcionamento sem falhas técnicas de serviços essenciais como INSS e agências do trabalhador

Trabalho ininterrupto por mais de 90 profissionais certificados faz acompanhamento remoto e in loco para manter conectividade e segurança
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Publicado em 07/10/2024 15h13 Atualizado em 07/10/2024 15h23
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Foto: João Ribeiro/Telebras

Acessar benefícios sociais, serviços de governo e navegar na internet sem problemas de queda de sinal ou indisponibilidade do serviço é o que todo cidadão deseja. Para garantir que isso seja possível, uma equipe de mais 90 pessoas, todos especialistas e com certificados internacionais, se reveza 24 horas por dia, sete dias por semana, acompanhando monitores e sistemas que apontam, em tempo real, qualquer falha que possa vir a prejudicar o acesso à internet de milhares de brasileiros atendidos pela Telebras, empresa estatal vinculada ao Ministério das Comunicações.

"Este é um trabalho muito importante para dar condições de funcionamento para serviços públicos essenciais com qualidade e segurança. Por meio da Telebras, diversos serviços são viabilizados para a população, como a internet nas agências do INSS e do Ministério do Trabalho. Saber que podemos contar com esse monitoramento dá tranquilidade, pois qualquer indicativo de falha já pode ser visto com antecedência, evitando que o cidadão lá na ponta seja afetado. Com isso, podemos contar cada vez mais com a Telebras, que poderá ampliar seu atendimento em conectividade”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A sala de monitoramento fica no Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P), o mesmo responsável por operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Por lá, recebe o nome de Centro Integrado de Gerência de Redes e Serviços (CIGR). Quase 80 mil chamados de clientes foram atendidos de alguma forma durante o ano passado.

“A Telebras enxerga tudo de forma integrada. Enxergamos a rede backbone, a rede metropolitana, operamos todos os serviços de todos os clientes, fazemos atendimento proativo e, também, operamos toda a parte de segurança, que é a característica principal da rede de telecomunicações da Telebras”, destaca o gerente de Operação de Redes e Serviços da Telebras, Henrique Primo Vieira.

A rede backbone é a parte da infraestrutura da rede de computadores que interconecta diferentes redes e fornece um caminho para a troca de dados entre elas.

O CIGR atua com duas gerências: uma de operação de rede de serviço, que trabalha de forma remota; e outra de manutenção da planta, que coloca a mão na massa em campo, corrigindo, por exemplo, o rompimento de uma fibra na rua.

Governo

Além de levar política pública ao cidadão, com conexão e inclusão digital, a Telebras tem como clientes órgãos do governo, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho.

“Hoje, 100% das agências do INSS são gerenciadas e operadas por nós. Então, qualquer falha, qualquer incidente de rede de comunicação, de conectividade, a gente trata”, destaca Henrique Primo.

O gerente também cita o trabalho desenvolvido junto ao ICMBio. “Toda a comunicação de levantamento que o ICMBio faz nas florestas, nos parques onde ele atua, e toda essa informação tem que chegar para tratamento de inteligência na sede do ICMbio, passam pela rede da Telebras”, complementa.

Além da rede terrestre, tudo aquilo que acontece com os clientes satélite da Telebras também é operado pelo Centro Integrado de Gerência de Redes. “Onde a gente não chega com rede terrestre, com fibra ótica, chega com satélite, a exemplo de uma comunidade quilombola, uma unidade indigenista ou uma escola”, frisa Primo.

O CIGR ocupa uma das salas do Cope-P, que também conta com data center e salas de monitoramento e controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, sendo uma ocupada por profissionais da Telebras e outra compartilhada com militares.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
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