Notícias
Aviso de Pauta
Na COP30, ministra Esther Dweck debate fortalecimento do Estado frente às emergências climáticas e lança compromisso com presidentes de estatais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abre sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), com o painel “Fortalecer a capacidade estatal para acelerar o desenvolvimento sustentável”, que será realizado no dia 10 de novembro de 2025, às 13h, na Zona Azul (Auditório Sumaúma).
O evento reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater o papel do Estado na promoção do desenvolvimento sustentável em um contexto global marcado por instabilidade geopolítica, tensões democráticas e rápidas transformações tecnológicas — desafios agravados pela crise climática, que afeta especialmente os países do Sul Global.
No Brasil, episódios recentes de eventos extremos — como os registrados no Paraná, Rio Grande do Sul, no litoral norte de São Paulo e na Terra Indígena Yanomami — evidenciam a urgência de ampliar o preparo e a capacidade de resposta do Estado. O painel propõe discutir como experiências concretas de fortalecimento institucional e inovação na gestão pública podem gerar resultados reais para a população, por meio de ações coordenadas como a elaboração de planos de contingência, o processamento de auxílios emergenciais, a capacitação de servidoras e servidores e a mobilização de equipes e recursos materiais.
Participam como palestrantes do painel: Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); Vinicius Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU); Marcos Neto, secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU); além dos especialistas Luiz Awazu, professor da Sciences Po, da London School of Economics (LSE) e da Universidade de Tóquio; e Camila Gramkow, doutora em Economia da Mudança Climática pela Universidade de East Anglia (Reino Unido).
SERVIÇO
Painel: Fortalecer a capacidade estatal para acelerar o desenvolvimento sustentável Data: 10 de novembro , das 13h às 14h Local: Zona Azul, Pavilhão Brasil, Auditório Sumaúma – Belém (PA)
🌿🌿🌿🌿🌿🌿🌿🌿🌿
Na sequência, o painel “Empresas Estatais Globais e a Ação Climática: da Propriedade Pública à Entrega de Resultados” reunirá, às 15h30, em Belém (PA), presidentes de estatais brasileiras — Banco do Brasil, Caixa, BNDES, Embrapa, Itaipu e Banco do Nordeste — e as ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, e do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth. Na ocasião, será lançado a adesão das empresas estatais à declaração “Compromisso de Belém para a Transição Energética Justa”.
O lançamento da declaração tem por objetivo engajar empresas de propriedade estatal, no Brasil e em outros países, na descarbonização das economias, na mobilização de financiamento verde e no apoio a transições energéticas justas.
Atualmente, o setor público detém cerca de 18% das ações das 100 maiores empresas emissoras de gases de efeito estufa no mundo, o que evidencia o papel estratégico das empresas estatais na integração de objetivos climáticos de adaptação, mitigação e transformação industrial verde, alinhando o desenvolvimento econômico à transição climática em benefício do interesse público.
O painel também discutirá como as estatais podem acelerar a ação climática e entregar resultados concretos, alinhados aos objetivos prioritários da COP30.
Palestrantes:
•Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
•Cecilie Myrseth, ministra do Comércio e Indústria da Noruega
•Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil
•Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional
•Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal
•Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
•Wagner Rocha, presidente do Banco do Nordeste
• Silvia Massruhá, presidenta da Embrapa
aos objetivos prioritários da COP30.
SERVIÇO:
Painel: Empresas Estatais Globais e a Ação Climática: da Propriedade Pública à Entrega de Resultados
Data: 10 de novembro de 2025, das 15h30 às 16h30
Local: Zona Azul – Pavilhão Brasil – Auditório Cumaru, Belém (PA)