QualificaGEO
Saber identificar a carteira imobiliária da União é essencial na gestão destes bens. Buscando evoluir a identificação, a SPU começou em 2017 um processo de geocodificação de seus imóveis, isto é, atribuir um par de coordenadas a cada imóvel cadastrado como bem da União, a partir de endereçamentos.
No início o processo foi realizado de maneira automatizada com o cruzamento de bases de endereços, como a dos Correios e geocodoficadores de diferentes ferramentas Gis e plataformas que prestam este tipo de serviço de forma automatizada. Esse resultado já permitiu uma gestão imobiliária com base em análises geoespaciais.
Considerando a evolução das análises, e que uma parcela de imóveis não havia tido correspondência satisfatória, iniciamos em 2022 a geoqualificação manual dos imóveis, isto é, conferindo o cadastro e os demais documentos administrativos de forma infividualizada, consultando bases municipais e pesquisando em documentos históricos.
Com apoio das superintendências, principalmente em promover a digitalização dos processos administrativos, o projeto hoje já tem melhorado a qualificação de mais de 70mil imóveis.
O projeto já passou pelo estado do Espírito Santo, e atualmente está em execução nos estados de Alagoas, Bahia e Santa Catarina. Os dados são atualizados mensalmente com a evolução e disponibilizado aos estados de referência.
A camada de Localização dos Imóveis (localizacao_imoveis) está disponível para consulta no GEOPortal. A qualidade da precisão da localização pode ser verificada no atributo Nível de Precisão Cartográfica.