Notícias
BALANÇO MGI
Automação de processos e integração de sistemas marcam modernização da Gestão de Pessoas no MGI
As inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde 2023 têm se traduzido em avanços reais para o serviço público brasileiro. A automação de processos e integração de plataformas de governo contribuem para eliminar a papelada e oferecer serviços digitais ágeis, mais transparentes e centrados nas pessoas, sejam agentes da administração, sejam do público em geral.
Entre os destaques estão o Ingresso Digital de Servidores, o Simulador de Aposentadoria no SouGov, a modernização do controle de frequência, a automação de processos no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e os avanços na gestão de folha de pagamento e gratificações.
Todos esses projetos reforçam a Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que tem entre seus princípios a experiência segura e inclusiva, a cidadania e a sustentabilidade. Essas ações também se inserem no contexto da Transformação do Estado conduzida pelo MGI. Segundo o diretor de Soluções Digitais do MGI, Antonio Fiuza, “cada nova solução digital representa passo concreto na construção de um Estado mais ágil, inteligente e humano”, destaca Fiuza.
Ingresso digital ao serviço público
O ingresso de novas servidoras e servidores de forma totalmente online foi uma das grandes novidades do ano. A medida teve início em maio de 2025, dando seguimento, pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), à finalização do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e de outros certames. A solução eliminou a necessidade de etapas presenciais e documentos em papel e reduziu a sobrecarga de trabalho nas unidades de gestão de pessoas.
O sistema oferece uma experiência simplificada a nomeados e nomeadas. Integrado a essa transformação, também se destaca o perfil profissiográfico digital no SouGov. Potencializado por inteligência artificial, o perfil personaliza o primeiro contato da pessoa que está iniciando sua jornada no serviço público.
Carteira SouGov
Outra solução apresentada recentemente foi a Carteira SouGov, lançada em junho deste ano. Ela reúne em um só espaço digital documentos como certidões, declarações, currículos e diplomas. Disponível na plataforma SouGov.Br, a Carteira faz parte da modernização da gestão de pessoas no Executivo federal. A ferramenta amplia autonomia dos servidores e reduz custos com o fim de processos físicos e burocráticos. Até o dia 8 de outubro, já haviam sido emitidos quase 60 mil documentos.
Declarações automatizadas
Desde setembro de 2025, o SouGov oferece a emissão de declarações funcionais automatizadas para servidores e servidoras. Atualmente estão disponíveis, com um clique, os seguintes tipos de declarações:
-
Abertura de Conta Salário (Caixa e outros bancos)
-
Auxílio Pré-escolar (negativa)
-
Auxílio Transporte
-
Auxílio Alimentação (negativa)
-
Cargos e Funções - Comissionados
-
Dados Funcionais (Vínculos)
-
Endereço Funcional
-
Jornada de Trabalho
-
Lotação
-
Remuneração
-
Tempo de Serviço
-
Tempo de Serviço Averbado
A automação já resultou em uma economia de mais de R$ 162 mil entre setembro e novembro de 2025, com menos desperdício de recursos e de tempo. Todas as declarações automatizadas podem ser salvas instantaneamente na Carteira SouGov, onde ficam disponíveis digitalmente e com segurança.
Vale mencionar também que, em junho deste ano, foi lançado o Assistente SouGov, um chat com inteligência artificial capaz de responder dúvidas sobre legislação de pessoal, acessível dentro do ambiente SouGov. Além disso, desde julho, qualquer cidadão pode informar pelo SouGov o falecimento de servidores, aposentados ou pensionistas do Executivo Federal. A ferramenta simplifica procedimentos e permite melhor acolhimento às famílias.
Reajuste de Remunerações
Os recursos tecnológicos também foram essenciais na implementação do reajuste na remuneração dos servidores públicos federais, previsto na MP depois convertida na Lei n. 15.141/2025. Os pagamentos ocorreram no primeiro dia útil de maio, incluindo os valores retroativos a janeiro. A entrega exigiu trabalho técnico coordenado com o Serpro e a análise das 700 páginas da MP, que previa a criação e a atualização de mais de 9 mil tabelas de cargos efetivos, além do reposicionamento de aproximadamente 800 mil servidores na nova estrutura remuneratória.
Controle de Frequência
As ferramentas SouGov Frequência e Sigepe Frequência também se firmaram como solução para o registro de ponto e a gestão de frequência de servidores federais. Atualmente, 76 órgãos, mais de 250 mil usuários integram os dois sistemas, que já registraram mais de 11 milhões de pontos e 480 mil homologações de frequência. A economia por meio desse sistema é estimada em R$ 76 milhões anuais.
Gestão da Folha de Pagamento
O Sigepe Gestão da Folha, no âmbito do Sistema de Gestão de Pessoal, consolidou-se como ferramenta de centralização dos pagamentos e apropriações contábeis, em conexão com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Entre os ganhos, estão o controle automatizado de pagamentos, a verificação via Ordem Bancária Via Pix e a simplificação da apropriação contábil, que reduziu repetição de tarefas e garantiu maior conformidade financeira.
Aposentadoria
Com o Simulador de Aposentadoria do SouGov, servidores ganharam autonomia para planejar o futuro previdenciário, reduzindo a demanda por atendimentos presenciais e aliviando a carga administrativa das unidades de gestão de pessoas.
A Prova de Vida digital com biometria inovou ao utilizar dados faciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A chamada interoperabilidade, que viabiliza a troca segura de dados entre diferentes sistemas, confere praticidade à prova de vida ao mesmo tempo que torna mais eficaz o combate a fraudes e inconsistências.
Nesse tema, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) consolidou-se como plataforma essencial para a centralização de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Relatório Anual dos Sistemas Estruturantes de Gestão de Pessoal
As inovações acima refletem uma estratégia de governança digital integrada e coordenada entre diversos órgãos e políticas. O Relatório Anual dos Sistemas Estruturantes de Gestão de Pessoal (Rasg) destaca uma série de entregas da Diretoria de Soluções Digitais (Desin) da SGP em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e outros órgãos. O resultado é menos papéis, menos desperdício e mais eficiência e segurança das informações na Administração Pública Federal.