Notícias
LIDERAGOV
Participantes do LideraGOV 5.0 lançam livro “Diversidade que Transforma”
O Brasil é um país diverso e quando a gestão pública reconhece isso por dentro, o resultado é uma entrega de serviços públicos mais centrada no cidadão e alinhada à diversidade da população. Com esse foco, participantes do LideraGOV 5.0, programa de desenvolvimento de lideranças da administração pública federal, lançam na quarta- feira (4/2) em Brasília (DF), o livro “Diversidade que Transforma: lideranças para um serviço público mais inclusivo, justo e eficiente”, obra de autoria coletiva da turma.
A publicação reúne relatos, reflexões e propostas que tratam a diversidade como ativo estratégico para a liderança e para a transformação do serviço público brasileiro, contribuindo para que a população, em sua heterogeneidade, se reconheça na prestação de serviços. Na quinta edição, o programa ampliou a diversidade do seu quadro, com 60% de reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas negras, indígenas e quilombolas.
O que é o LideraGOV
Criado em 2020, o LideraGOV é um programa de desenvolvimento de lideranças do governo federal, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Desde 2023, conta também com a parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A iniciativa promove formação e troca de experiências para fortalecer competências de liderança com foco em inovação, inclusão e resultados na gestão pública.
Como responsável pela Secretário de Gestão de Pessoas do MGI, área que coordena o programa LideraGOV no ministério, José Celso Cardoso avalia que o livro “Diversidade que Transforma” contribui para consolidar a compreensão de que a diversidade fortalece o Estado brasileiro. “Ao reunir relatos, reflexões e propostas de uma turma plural, a obra demonstra que lideranças públicas mais diversas, éticas e conscientes são fundamentais para fortalecer as instituições e garantir que a população, em toda a sua heterogeneidade, se reconheça nos serviços públicos que recebe”, destaca.
Na prática, a diversidade na gestão e no serviço público, promovida por programas como o LideraGOV, melhora a gestão quando amplia a capacidade de leitura dos problemas reais e favorece soluções mais acessíveis, por exemplo, na formulação de serviços digitais, no atendimento ao cidadão e na definição de prioridades com base nas diferentes realidades do país.
A ministra Anielle Franco aponta o LideraGOV 5.0 como um avanço institucional na agenda de igualdade racial e de fortalecimento de um serviço público compatível com a diversidade da população brasileira. “Essa quinta edição do LideraGOV exemplifica a importância da diversidade e da inclusão como instrumentos de aperfeiçoamento da gestão pública. Representa ainda a capacidade de liderança de profissionais negros em posições de gestão com alta complexidade e responsabilidade. É a representação da democracia no serviço público”, pontua.
Pela Enap, a presidenta Betânia Lemos ressalta que a obra das pessoas participantes sobre o LideraGOV 5.0 consolida a diversidade como dimensão estruturante da formação de lideranças no setor público, conectando inclusão a desempenho institucional e melhoria das entregas. “Ao compartilhar experiências reais de quem vive o serviço público, esta obra amplia o diálogo sobre inclusão e liderança para além do programa LideraGOV, contribuindo para a construção de uma memória institucional que fortalece a administração pública. É um material que inspira gestoras e gestores, forma novas referências, orienta escolhas mais conscientes no presente e no futuro, além de ajudar a difundir práticas mais humanas e conectadas com a realidade do país”, pontua.
Pluralidade
A turma do LideraGOV 5.0 foi composta por 58% de pessoas negras, 32% de pessoas com deficiência, representantes de 15 unidades da Federação e 29 órgãos diferentes, com paridade de 50% entre mulheres e homens. Além disso, os participantes integram 36 carreiras públicas.
Foi nesse contexto de diversidade e de consolidação de políticas afirmativas que egressas e egressos compartilharam experiências e aprendizados que tiveram durante o programa, além de apresentarem reflexões e propostas voltadas a uma administração pública que conjugue eficácia e pluralidade. Inspirados pela quarta edição do LideraGOV, os participantes decidiram transformar vivências, aprendizados e propostas em um livro que dialoga com desafios contemporâneos da gestão pública.
Bruno Cavalcante, Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relata que um dos principais aprendizados do programa se conectou ao capítulo escrito com colegas, intitulado “Mais do que relatos de dor”. “Entender que assumir nossa identidade negra, mesmo tardiamente e com inseguranças, não é só um ato pessoal de coragem, mas uma ferramenta essencial de liderança no serviço público”, afirma.
Destaque feminino
Além das discussões sobre igualdade racial, a obra também aborda a dimensão de gênero e sua relação direta com integridade, ambientes de trabalho seguros e qualidade das entregas. No MGI, Karina Mendes, coordenadora de Gestão da Integridade, relata que a experiência no LideraGOV 5.0 ajudou a consolidar uma visão de diversidade como componente central da liderança e da entrega de valor público. “Sou muito grata ao MGI e à Enap pela oportunidade de desenvolvimento individual e profissional proporcionada pelo programa.”
A partir da atuação na agenda de integridade do ministério, Karina explica que esse olhar orientou a construção do capítulo “Plano de Diversidade Institucional no Serviço Público a partir de perspectivas decoloniais”, escrito com Juliano dos Santos e Patrícia Block. “O texto propõe uma abordagem transversal e integrada da diversidade, articulada a agendas como integridade, equidade de gênero e raça e enfrentamento do assédio e da discriminação. A proposta posiciona a diversidade como valor institucional e como base para culturas organizacionais mais éticas, justas e humanas”, acrescenta.
Estrutura do livro
A obra é dividida em três partes:
-
Eu sou o serviço público – relatos em primeira pessoa sobre ingresso e trajetória de servidores públicos federais.
-
Conviver e liderar na diversidade – reflexões sobre convivência, liderança e práticas de gestão inclusiva.
-
Propostas para um serviço público plural e inclusivo – sugestões de políticas, projetos e recomendações para fortalecer justiça, diversidade e eficiência no setor público.
Esta é a terceira obra desenvolvida no âmbito do LideraGOV. Em 2024, o MIR, em parceria com o MGI e a Enap, lançou a obra “Mulheres Negras no Serviço Público Federal”. Em 2025, foi publicado “Vozes negras no serviço público: memórias e narrativas transatlânticas”, ambos vinculados ao LideraGOV 4.0, edição exclusiva e extraordinária para servidores e servidoras negros.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Diversidade que Transforma: lideranças para um serviço público mais inclusivo, justo e eficiente”
Local: Sede da Anac – Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A, 1º andar, Brasília (DF)
Data: 4 de fevereiro de 2026
Horário: 18h30 às 20h
Inscrição: https://forms.gle/i3s2VyhSdZUDufiK7
Saiba mais sobre o Programa LideraGOV