Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Parceria entre Gestão e Planejamento lança portal para dar mais transparência aos pagamentos do Brasil a organismos internacionais
Na quarta-feira (04/02), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) lançaram uma plataforma para dar mais transparência aos pagamentos realizados pelo Brasil a organismos internacionais, o Portal Ybi. A ferramenta, que é fruto de uma parceria entre as duas instituições dentro do projeto Startup GOV.BR, criado para acelerar a transformação digital do Estado brasileiro, permite o monitoramento de R$ 2,2 bilhões em pagamentos.
"O Ybi é uma ferramenta importante para que a sociedade possa entender e supervisionar a gestão dos recursos públicos”, declarou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. A Secretaria de Governo Digital (SGD) é a responsável pela gestão dos projetos Startup GOV.BR e Laboratório de Qualidade (LabQ), que deram suporte técnico para o MPO desenvolver o portal. “Os projetos buscam alocar pessoal do MGI qualificado em tecnologia para ajudar a desenvolver projetos específicos de outros órgãos”, explicou Rogério.
O Portal Ybi reúne dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), Sistema integrado de Administração Financeira (Siafi), Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e informações do Banco Central, e permite consultas e análises de forma ágil e segura. Além disso, contará com um painel público que disponibilizará informações acessíveis à sociedade, fortalecendo a transparência e a governança dos recursos públicos. A plataforma já está no ar.
Para o secretário-executivo adjunto do MPO, Márcio Albuquerque, o desenvolvimento do Ybi trouxe mais segurança e eficiência para a gestão dos recursos públicos, e colabora para tornar o Brasil novamente adimplente nos mais de 130 organismos internacionais que integra.
Até 2002, o governo tinha deixado de realizar muitos dos pagamentos devidos, o que pode levar a suspensão de direitos dentro dessas instituições, isolamento diplomático e comprometimento da atuação externa do país. “A partir de 2023, o MPO trabalhou para que esse compromisso se tornasse uma despesa de caráter obrigatório. Trouxemos a sustentabilidade daquela despesa para que anualmente os organismos tenham os seus recursos garantidos”, destacou Albuquerque.
Startup GOV.BR
A criação de startups em parceria com órgãos gestores de políticas públicas prioritárias para desenvolver projetos digitais estratégicos é uma das estratégias do MGI para acelerar a transformação digital do governo federal. Nesse projeto, servidores do órgão e do Ministério da Gestão são designados para trabalhar por um tempo estabelecido em um projeto.
Cabe aos profissionais da Secretaria de Governo Digital do MGI oferecer suporte técnico multidisciplinar para essa equipe e facilitar a execução do projeto para que os resultados sejam percebidos pela população mais rapidamente. Atualmente, são mais de 32 projetos em execução e 21 já concluídos.
O Startup GOV.BR já resultou em entregas como o FGTS Digital – que melhora a gestão do fundo para empregadores e empregados; o novo CadÚnico - um sistema aprimorado para gestores do cadastro de programas sociais; e o Porto Sem Papel – que reduz custos e amplia a responsabilidade ambiental do ministério.
LabQ
O Laboratório de Qualidade é um espaço de experimentação e desenho de serviços públicos digitais. O órgão ou a área do governo federal que trabalha com serviços públicos digitais oferecidos a cidadãos ou organizações e quer melhorar a qualidade do serviço entra em contato com a SGD do MGI e pede o apoio do LabQ.
O laboratório utiliza métodos, técnicas e ferramentas de Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cidadão (CiX) para diagnóstico e identificação de oportunidades de melhoria e inovação, sem custos extras para os órgãos. Entre junho de 2023 e o final de 2025, o LabQ já apoiou 75 projetos em 18 órgãos.