Notícias
CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Contrata+Brasil simplifica etapas de cadastro para quem quer fornecer ao governo
Desde a última sexta-feira (13/2), qualquer pessoa com intenção de ser fornecedor pelo Contrata+Brasil precisa informar apenas o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para fazer seu registro na plataforma. Com isso, o cadastro será realizado também no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) com todos os dados necessários, de forma automatizada. O objetivo é facilitar o acesso de empresas de todos os portes às oportunidades de compras públicas. A melhoria foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O credenciamento no Sicaf é obrigatório para quem deseja fornecer bens ou serviços ao governo federal. Com a nova funcionalidade, no entanto, o interessado em prestar serviço ou vender pelo Contrata+Brasil não precisa mais preencher informações em dois sistemas. Ao informar o CNPJ no cadastro, a plataforma busca os dados nas bases do governo e realiza automaticamente o registro no Sicaf, diminuindo etapas e facilitando a entrada de novos fornecedores nas compras públicas.
Sobre o Contrata+Brasil
O Contrata+Brasil é uma plataforma que aproxima fornecedores e órgãos públicos, facilitando a compra de bens, a contratação de serviços e a aquisição de alimentos. A proposta é aumentar oportunidades para empresas de diferentes portes, incluindo pequenos negócios, fornecedores locais e agricultores familiares. Ao mesmo tempo, dá mais agilidade aos órgãos públicos, em níveis municipal, estadual e federal, na hora de contratar.
Ao reunir oportunidades e simplificar etapas, a plataforma busca tornar mais acessível a participação de fornecedores no mercado de compras públicas, inclusive para quem está começando e quer ter o governo como cliente.
Somente no primeiro ano de existência, o Contrata+Brasil gerou mais de R$ 13,7 milhões em renda direta para microempreendedores individuais por meio de contratações realizadas por órgãos públicos em todo o país. Ao todo, 8.129 MEIs estão cadastrados na plataforma, que também reúne 1.311 órgãos públicos entre prefeituras, governos estaduais, órgãos federais e suas entidades.