Notícias
AGENDA INTERNACIONAL
MGI participa da Semana do Clima em Nova York e compartilha a experiência brasileira com infraestrutura digital e compras públicas sustentáveis
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está representado na Semana do Clima em Nova York, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro, paralelamente à Assembleia Geral da ONU. O secretário-executivo adjunto do MGI, Adauto Modesto, cumpre uma série de compromissos na programação, que destaca a experiência brasileira em infraestruturas públicas digitais (DPIs), em bens públicos digitais (DPGs) e em compras públicas sustentáveis. A programação inclui painéis, debates e encontros internacionais sobre inovação e transição ecológica.
Também integram a delegação do MGI, Júlia Miras, gerente de projetos da Secretaria-Executiva; e Guilherme de Almeida, diretor de Programa responsável pelo Plano de Aceleração em DPGs e DPIs para o Clima.
Na segunda-feira (22/9), a delegação participou do Dia de Cooperação Digital organizado pelo escritório das Nações Unidas para Tecnologias Digitais e Emergentes (ODET) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde apresentou a experiência brasileira no segmento Caso de Sucesso e Adoção Nacional de Salvaguardas para Infraestruturas Públicas Digitais, no qual foi apresentado compromisso do MGI com relação ao uso das diretrizes de salvaguardas para o desenvolvimento do Cadastro Ambiental Rural. Ainda no mesmo dia, o MGI participou do Diálogo de Alto Nível sobre Soluções de Infraestrutura Pública Digital para o Clima, promovido pelo ODET e pela Presidência da COP30.
“Do ponto de vista brasileiro, acreditamos firmemente que a promoção do código aberto e da interoperabilidade é um componente importante do futuro da tecnologia para o clima”, afirmou o secretário-executivo adjunto. “No contexto da Agenda de Ação da COP 30, estamos lançando um Plano de Aceleração de Soluções focado em DPIs e DPGs para o clima. Ao mesmo tempo em que compartilhamos nossos DPIs e DPGs, convidamos todas as organizações presentes para contribuírem em um catálogo e um diálogo globais sobre sistemas digitais que possam ser usados abertamente por qualquer parte interessada, de forma interoperável, para promover a ação climática”, acrescentou Modesto.
Mais tarde, o MGI participou do Evento 50-em-5 - Cooperação sobre DPIs em movimento, no qual o ministério anunciou sua adesão à Aliança para Bens Públicos Digitais Globais (DPGA, na sigla em inglês), demonstrando o alinhamento aos compromissos do país com a política de dados abertos e com o compartilhamento de soluções tecnológicas. “Acreditamos que desafios globais requerem cooperação e soluções compartilhadas. É por isso que nos juntamos à DPGA”, afirmou a ministra Esther Dweck, em mensagem gravada.
“Estamos orgulhosos em integrar a iniciativa 50-em-5, compartilhando não apenas nosso compromisso, mas também nossa experiência, sistemas digitais, e conhecimentos práticos em políticas públicas com outros países”, completou Esther Dweck.
A ministra destacou também a importância da cooperação internacional para a inovação tecnológica e a sustentabilidade: “Ao compartilhar nossas soluções digitais como bens públicos, contribuímos para que outros países avancem em suas políticas de dados e em ações concretas para a agenda climática global, em apoio à implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”.
A programação seguiu na terça-feira (23/9). O MGI, em parceria com a Presidência da COP30, conduziu a mesa-redonda Agenda de Ação - Infraestrutura Pública Digital. Esta atividade juntou dezenas de pessoas e organizações interessadas em contribuir para o Plano de Aceleração de Soluções sobre DPIs e DPGs para o clima liderado pelo Ministério.
O encerramento da participação ocorrerá na quinta (25/9), com presença na mesa-redonda de alto nível Força Global para a Descarbonização: Desbloqueando o Poder das Compras Públicas Sustentáveis, organizada pela Oxford Net Zero, Fórum Econômico Mundial e Kearney, no Empire State Building. Nesta oportunidade, será apresentada o plano do Ministério da Gestão de aceleração da solução sobre o tema no contexto da COP 30. Inspirado na Estratégia Nacional de Compras Públicas Sustentáveis, o Plano de Aceleração busca construir, junto com organizações parceiras, mecanismos globais para alinhar o poder de compra do estado com abordagens alinhadas com os compromissos climáticos globais.