Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
MGI destaca o ColaboraGov na Semana de Inovação 2025 e seus resultados em gestão administrativa
O MGI apresentou o ColaboraGov durante a Semana de Inovação 2025 na Enap, destacando seu modelo de gestão compartilhada que apoia o funcionamento de 13 ministérios. Foto: Pedro Cardozo - CCOM
Durante a Semana de Inovação 2025, realizada na última semana na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou o ColaboraGov, iniciativa da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI) que consolida um modelo sustentável de gestão pública, criado para apoiar o funcionamento de ministérios por meio de serviços administrativos compartilhados.
No primeiro dia do evento, o ColaboraGov foi apresentado pela diretora de Gestão de Pessoas, Lucíola Arruda, pela diretora de Administração e Logística, Lucimar Rizzo e o diretor de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Leonardo Luiz.
A exposição começou com a contextualização do desafio enfrentado pela Administração Pública em 2023: o aumento de 23 para 37 ministérios, sem acréscimo de despesas e sem a contratação de novos servidores. Diante desse cenário, o ColaboraGov surgiu como unidade prestadora de serviços de suporte administrativo, com o objetivo de garantir o funcionamento dos ministérios recém-criados. Atualmente, atende 13 pastas, o que representa 34% da Esplanada dos Ministérios.
Entre as ações apresentadas pela secretaria, com foco em sustentabilidade, destacam-se:
-
Serviço de suporte psicossocial – oferece atendimento humanizado e confidencial nas áreas psicológica, jurídica, social e financeira.
-
Projeto Vida 360 – promove palestras mensais com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e equilibrar os principais pilares da vida: saúde, finanças, vida pessoal e longevidade.
-
Estrutura matricial de atendimento pelas Capes – possibilita o atendimento descentralizado, realizado por servidores de qualquer uma das 25 Capes do país.
-
Implantação de salas de amamentação – iniciativa voltada ao bem-estar materno no ambiente de trabalho.
-
Humanização dos contratos de trabalho terceirizados – inclui medidas como política de cotas, contratação de mulheres em situação de violência doméstica, concessão de recesso no final do ano e redução da jornada de trabalho.
-
Plano de Logística Sustentável (PLS) – contempla 50 ações monitoradas e alinhadas a 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, abordando temas como economia de água e energia, acessibilidade, redução de emissões de gases de efeito estufa e contenção de gastos.
-
Economia gerada pelo modelo de compartilhamento de serviços – cerca de R$ 258,2 milhões em um ano e estimativa de R$ 1,03 bilhão em quatro anos.
-
Redução de pessoal – 865 servidores a menos na execução dos mesmos serviços.
-
Contratações centralizadas de materiais e serviços comuns a todos os ógãos integrantes do ColaboraGov.
-
Sistema SplitGov – ferramenta criada para que os órgãos parceiros acompanhem os dados relativos ao rateio de despesas
A apresentação foi encerrada com a participação especial da subsecretária de Administração e Gestão Estratégica do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Lorena Pompeu, que destacou a experiência positiva com o modelo de centralização de serviços. Segundo ela, graças ao trabalho do ColaboraGov, todo o suporte administrativo remanescente do MPO passou a ser realizado por apenas 50 servidores, que ainda conseguem dedicar-se à criação e aprimoramento de novas soluções de gestão interna.
Já no último dia da Semana de Inovação 2025, o ColaboraGov também foi reconhecido no 29º Concurso Inovação no Serviço Público, conquistando o 2º lugar em Inovação em Compras Públicas Sustentáveis, em razão de seu modelo inovador de compartilhamento de atividades administrativas, que reduz custos, evita esforços duplicados e gera ganhos de escala e eficiência.
