Notícias
VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
Governo faz proposta final de reajuste salarial para forças de segurança do DF
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou nesta sexta-feira (3/10) proposta final para os reajustes às forças de segurança do Distrito Federal (DF).
As tratativas sobre os reajustes ocorreram no âmbito de dois Fóruns de Diálogo entre o governo federal e governo do Distrito Federal (GDF): um deles com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, e o outro com a Polícia Civil do DF e as entidades representativas de suas servidoras e seus servidores. Os Fóruns foram criados pelo Decreto nº 12.326, de 19 de dezembro de 2024.
Reafirmando o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o diálogo e com a valorização dos servidores, a proposta do governo federal para a Polícia Civil foi de reajuste que varia entre 27,27%, para a categoria especial, e 24,43%, para a terceira categoria. Esse reajuste será dividido em duas parcelas, uma em 2025 e outra em 2026.
A proposta para Polícia Militar e os Bombeiros foi de 24,32% de reajuste, sendo 11,5% em 2025 e 11,5% em 2026.
Para se ter uma ideia da diferença de tratamento às forças de segurança do DF entre o governo Lula e a administração anterior, entre os anos de 2019 e 2022, a Polícia Civil recebeu um reajuste de 8%. Ao longo daqueles quatro anos, a inflação acumulada medida pelo IPCA foi de 32%, o que representa uma perda significativa do poder de compra das categorias. Já para os quatro anos do governo Lula, a Polícia Civil do DF terá reajuste acumulado que vai variar de 46,83% a 57,83% (levando em conta também os reajustes concedidos em 2023 e 2024), a depender da categoria, comparada a uma inflação estimada de 19% (IPCA) no mesmo período.
A proposta final formalizada nesta sexta-feira confirma o tratamento democrático e respeitoso do atual governo a todas as servidoras e servidores que atuam para entregar melhores políticas públicas para a população.
A expectativa é de que os acordos sejam assinados pelos integrantes dos Fóruns até o início da próxima semana.
Depois disso, os fóruns encaminharão as informações sobre a decisão consensuada ao GDF, que por sua vez formalizará as solicitações de reajuste ao governo federal. O processo seguirá os trâmites requeridos no governo federal, para posterior envio ao Congresso Nacional.