Notícias
VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
Governo assina termo de acordo com a Polícia Civil do DF
MGI assina termo de acordo com a Polícia Civil do DF. Foto: SRT/MGI
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e representantes dos sindicatos dos Policiais (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF) assinaram, nesta terça-feira, 7 de outubro, em Brasília, o Termo de Negociação Salarial do Fórum de Diálogo da Polícia Civil do Distrito Federal.
Reafirmando o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o diálogo e com a valorização dos servidores, o acordo formaliza a proposta do governo federal para a Polícia Civil. O reajuste varia entre 27,27%, para a categoria especial, e 24,43%, para a terceira categoria. Esse reajuste será dividido em duas parcelas, uma em 2025 e outra em 2026.
“O acordo demonstra a diferença no tratamento dado pelo governo Lula à Polícia Civil do DF em relação à administração anterior”, afirmou o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Feijóo. Ele explicou que, entre os anos de 2019 e 2022, a Polícia Civil recebeu um reajuste de 8%. Ao longo daqueles quatro anos, a inflação acumulada medida pelo IPCA foi de 32%, o que representou uma perda significativa do poder de compra da categoria. Já para os quatro anos do governo Lula, a Polícia Civil do DF terá reajuste acumulado que vai variar de 46,83% a 57,83% (levando em conta também os reajustes concedidos em 2023 e 2024), a depender da categoria, comparada a uma inflação estimada de 19% (IPCA) no mesmo período.
O acordo será encaminhado pelo Fórum para o Governo do Distrito Federal, que propõe lei para o Executivo, que tramita internamente e envia para apreciação do Congresso Nacional.