Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
Gestão promove oficina que alia sustentabilidade e análise de comportamento
A equipe da CINCO, Unidade de Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), promoveu, na quinta (02/10), a oficina “SustentavelMente: virando a chave com insights comportamentais”. O encontro foi realizado durante a edição de 2025 da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o MGI.
A proposta foi de mergulhar na questão do desperdício com lentes comportamentais e gerar insights sobre o que as pessoas realmente pensam, sentem e fazem quando o assunto é cuidar dos recursos, sejam da organização, pessoais ou do planeta. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar ferramentas metodológicas da CINCO para mapear comportamentos e redesenhar soluções com impacto sustentável.
Jogos com um dilema social e situações em que os interesses pessoais estariam em conflito com os interesses coletivos foram utilizados na reflexão. Para o gerente de projetos na CINCO, Fábio Iglésias, essa é justamente a dinâmica de inúmeros problemas de sustentabilidade, “quando, por exemplo, somos cobrados a economizar energia em casa e renunciar a um benefício pessoal, para que a sociedade não seja prejudicada”, diz o servidor. “Com base em diversas alterações nas normas do jogo, mostramos como políticas públicas podem ser bem ou malsucedidas em seus objetivos", completa.
A Unidade Comportamental
A CINCO é uma unidade pioneira em ciências comportamentais, criada em 2023, com o objetivo de ajudar formuladores de políticas públicas a encontrar soluções inovadoras para os desafios, utilizando as lentes das ciências comportamentais. Em vez de esperar que as pessoas reorganizem completamente suas vidas em função das políticas governamentais, o trabalho da unidade é incentivar o desenho centrado em seus comportamentos, hábitos, necessidades e ambientes em que vivem.
A CINCO pretende ser um apoio à construção de políticas de alto impacto, buscando tornar os serviços públicos mais simples, acessíveis, claros e ágeis.